Jornalismo em aplicativos populares de dispositivos móveis : a CNN no Instagram
Resumo
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso estuda como o uso de aplicativos populares de dispositivos móveis vem transformado o jornalismo. Adotando como metodologia o estudo de caso, realizou-se a análise do perfil da rede CNN de notícias no Instagram de 30 de agosto a 28 de Setembro de 2015. Verificou-se de que forma a apropriação das ferramentas do Instagram acontece em relação aos processos da atividade jornalística, como seleção, apresentação e edição de conteúdo. Os marcos teóricos desta pesquisa são a cultura da convergência, abordada por Henry Jenkins (2009), as características do webjornalismo, apontadas por João Canavilhas (2013) e os paradoxos da comunicação propostos por Edson Fernando Dalmonte (2014). As principais características do produto de comunicação no aplicativo compreendem a presença da comunicação crossmídia atrelada à publicidade da marca, à mensagem com foco na repercussão e à linguagem padrão dos usuários do aplicativo incorporados à narrativa jornalística.
Collections
- Jornalismo [219]