Ruptura de padrões de beleza feminina na publicidade
Resumo
Resumo: No contexto contemporâneo da publicidade, ao passo que o consumidor se torna cada vez mais consciente de seu papel nos meios de comunicação, surgem algumas reivindicações acerca da representação da multiplicidade feminina. Frente a esse cenário, o presente trabalho tem o objetivo de investigar como as marcas se valem disso em seus discursos e verificar a efetividade das rupturas de estereótipos propostas em suas campanhas. A partir de um levantamento bibliográfico, delineamos a história e o uso que a fotografia teve ao longo dos anos, ganhando total espaço no campo publicitário, e apresentamos um resumo sobre os padrões de beleza construídos nos últimos séculos. Feito esse embasamento teórico, analisamos seis campanhas atuais com o intento de demonstrar a tendência crescente à representação da diversidade e verificar até que ponto as marcas se comprometem com essas rupturas. Como principais resultados, concluímos que os cases cumprem com seus objetivos disruptivos apesar de ainda haver uma grande resistência quanto à quebra de padrões estabelecidos.
Collections
- Publicidade e Propaganda [199]