Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Guilherme Gonçalves dept_BR
dc.contributor.authorSinderski, Rafaela Mazurechen, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-20T15:48:28Z
dc.date.available2022-06-20T15:48:28Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43433
dc.descriptionOrientador: Guilherme Carvalhopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Durante séculos, o contador de histórias foi reconhecido como detentor de sabedoria e vasta experiência. Suas narrativas, declamadas em voz altiva, foram uma maneira de informar, entreter o ouvinte e reforçar costumes. Mas, com o enfraquecimento da oralidade devido à ascensão da escrita e da leitura e da implementação de tecnologias de impressão, a contação de histórias passou a ocupar um papel confuso dentro da sociedade. Os livros, produzidos em massa pelo sistema de prensa de Gutenberg, "calaram" a voz da história humana, que passou a ser registrada em papel e lida de maneira silenciosa. Apenas com o advento do rádio e da televisão como novos meios de comunicação no século XIX – o que gerou um processo de retribalização da sociedade – a oralidade volta a conquistar espaço. E as histórias, por sua vez, voltaram às salas de aula e a outros ambientes educacionais e sociais. Estaria, então, a tradição oral está sendo retomada, tendo a contação de histórias como uma manifestação de seu retorno? Para responder tal pergunta, foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas jornalísticas e métodos observação participante para produzir um livro-reportagem que aponte a relevância social e educacional da contação de histórias no cenário curitibano. Esses métodos de estudo mostraram que o ato de contar histórias está presente tanto na rede de educação municipal quanto na iniciativa da sociedade civil como forma de educar e de desenvolver as capacidades emocionais e imaginativas do ouvinte.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectContadores de histórias - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleA história de muitas histórias : um livro-reportagem sobre a importância social e educacional da contação de histórias nos tempos atuaispt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples