dc.contributor.advisor | Carvalho, Guilherme Gonçalves de | pt_BR |
dc.contributor.author | Sinderski, Rafaela Mazurechen, 1993- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T15:48:28Z | |
dc.date.available | 2022-06-20T15:48:28Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/43433 | |
dc.description | Orientador: Guilherme Carvalho | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Durante séculos, o contador de histórias foi reconhecido como detentor de sabedoria e vasta experiência. Suas narrativas, declamadas em voz altiva, foram uma maneira de informar, entreter o ouvinte e reforçar costumes. Mas, com o enfraquecimento da oralidade devido à ascensão da escrita e da leitura e da implementação de tecnologias de impressão, a contação de histórias passou a ocupar um papel confuso dentro da sociedade. Os livros, produzidos em massa pelo sistema de prensa de Gutenberg, "calaram" a voz da história humana, que passou a ser registrada em papel e lida de maneira silenciosa. Apenas com o advento do rádio e da televisão como novos meios de comunicação no século XIX – o que gerou um processo de retribalização da sociedade – a oralidade volta a conquistar espaço. E as histórias, por sua vez, voltaram às salas de aula e a outros ambientes educacionais e sociais. Estaria, então, a tradição oral está sendo retomada, tendo a contação de histórias como uma manifestação de seu retorno? Para responder tal pergunta, foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas jornalísticas e métodos observação participante para produzir um livro-reportagem que aponte a relevância social e educacional da contação de histórias no cenário curitibano. Esses métodos de estudo mostraram que o ato de contar histórias está presente tanto na rede de educação municipal quanto na iniciativa da sociedade civil como forma de educar e de desenvolver as capacidades emocionais e imaginativas do ouvinte. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Contadores de histórias - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.title | A história de muitas histórias : um livro-reportagem sobre a importância social e educacional da contação de histórias nos tempos atuais | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |