Animações multimídia sobre alimentação e nutrição : um estudo sobre a compreensão dos agentes comunitários de saúde
Resumo
Resumo: Guias alimentares para populações são as principais referências para ações de educação alimentar contra o problema da má nutrição. Em paralelo, agentes comunitários de saúde são um elo entre as ações de saúde do estado e população, e dentre as várias competências e habilidades que devem ter ou desenvolver está o saber orientar os hábitos alimentares de sua comunidade. Nesse contexto, animações multimídia podem facilitar o aprendizado de conteúdos sobre alimentação e nutrição, desde que suas características gráficas e de multimídia estejam alinhadas com o perfil de como os agentes de saúde aprendem. A respeito da compreensão e preferência de animações multimídia sobre alimentação e nutrição por agentes comunitários de saúde, esta dissertação teve como objetivo verificar como a representação de multimídia afeta a compreensão e a preferência de animações sobre alimentação e nutrição por agentes comunitários de saúde. Para isso, a pesquisa foi estruturada em quatro fases: (1) embasamento teórico, (2) estudo analítico, (3) teste de compreensão e preferência e (4) discussão e conclusão. Na primeira fase foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre animação multimídia, alimentação, nutrição e capacitação dos agentes comunitários de saúde. Na segunda fase foi realizado um estudo analítico com uma amostra de 57 animações multimídia sobre alimentação e nutrição, com intuito de (a) identificar as características das animações multimídia sobre alimentação e nutrição disponíveis no Youtube e Vimeo. Os resultados do estudo analítico indicaram 21 características que representam uma tendência nesse tipo de animações. Em seguida, na terceira fase da pesquisa, realizaram-se um teste de compreensão para (b) verificar quais características de representação multimídia afetam a compreensão das animações multimídia por agentes comunitários de saúde e (c) um teste de preferência para verificar quais tipos de representação multimídia em animações sobre alimentação e nutrição são preferidos por agentes comunitários de saúde. Os resultados indicam que a animação multimídia com melhores resultados de compreensão e preferência foi a animada com legenda, narração e trilha, enquanto que o pior resultado foi o da animada com apenas legenda. Na quarta fase, os resultados dos estudos anteriores foram (d) comparados com intuito de identificar as relações entre: (a) as características das animações multimídia sobre alimentação e nutrição disponíveis no Youtube e Vimeo, (b) as características de representação multimídia que afetam a compreensão das animações por agentes comunitários de saúde e (c) os tipos de representação multimídia em animações sobre alimentação e nutrição que são preferidos por agentes comunitários de saúde. Como resultado percebeu-se que simplificar a linguagem, atendendo ao princípio da personalização, introduzir os termos estranhos ou complexos, atendendo ao principio do pré-treino, e representar conceitos abstratos com elementos concretos, são os principais desafios no gerenciamento do processamento das informações essenciais das animações. Palavras-chave: Animação multimídia, alimentação e nutrição, agente comunitário de saúde. Abstract: Dietary guidelines are the most important references for nutritional education and actions against malnutrition. In parallel, health workers are the link between the actions of the state and the population, and among the skills and abilities that they should have or develop is knowing how to guide eating habits of their community. In this context, multimedia animations may help the learning process, if the graphic and multimedia features be aligned with how health workers learn. This work verified how the representation of multimedia affects the comprehension and preference of animations about feeding and nutrition by community health workers. For this, the research was divided into four phases: (1) theoretical basis, (2) analytical study, (3) comprehension and preference test and (4) discussion and conclusion. The first phase carried out the literature about multimedia animation, feeding, nutrition and training of health workers. In the second phase was done an analytical study with 57 multimedia animations about feed and nutrition, to (a) identify the characteristics of the multimedia animations about feeding and nutrition available on Youtube and Vimeo. The results of the analytical study indicated 21 features that represent a trend in this type of animation. Then in the third stage, was done a comprehension test to (b) verify how multimedia representation of characteristics affect the comprehension of the multimedia animations by community health workers and (c) was done a preference test to know what types of multimedia representation animations about food and nutrition are preferred by health workers. The results indicate that best results of comprehension and preference was animation with subtitles, narration and sound track, while the worst result was the animation just with legend. In the fourth phase, the results of previous studies were (d) compared with the purpose of identifying the relationship between the studies. As result was noticed that simplify the language, taking into account the principle of personalization, introduce foreign or complex terms, taking into account the pre-training principle, and represent abstract concepts with concrete elements, are the main challenges in managing the processing of essential information animations for improve de comprehension. Key words: multimedia animation, feeding and nutrition, community health worker.
Collections
- Teses & Dissertações [9330]