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dc.contributor.advisorPécora Junior, José Eduardo, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorLeal Neto, José de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-18T18:11:18Z
dc.date.available2024-04-18T18:11:18Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43118
dc.descriptionOrientador: Prof.Dr. José Eduardo Pécora Júniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 88-94pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Pesquisa operacionalpt_BR
dc.description.abstractResumo: Ampliar infraestrutura de transporte de carga requer elevados recursos financeiros. Entretanto, antes de se ampliar a infraestrutura para adequar o nível de oferta de transporte de carga à demanda, indica-se realizar simulação para verificar se a capacidade da infraestrutura está efetivamente esgotada. O uso de simulação é oportuno, dado o baixo investimento necessário e a inexistência de impacto na operação da infraestrutura. Atualmente, a matriz de transporte brasileira é desequilibrada e dependente do modal rodoviário, portanto, uma maior participação do modal ferroviário é desejável para ajustar a matriz de transporte de carga. No Estado do Paraná, um grande produtor e exportador de grãos, o modal ferroviário participa do transporte da safra de grãos para exportação. A linha férrea Cascavel-Guarapuava, concessão da Estrada de Ferro Paraná Oeste S. A. – Ferroeste –em 2013, transportou 166.332 t das 7.510.000 t de soja exportadas pelo Estado do Paraná. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho de pesquisa é investigar o cenário em que ocorre a exaustão em 2015 da capacidade do transporte de cargas, em trens/dia, da linha férrea singela Cascavel-Guarapuava. Para isto, é empregado modelagem, simulação e exploração de cenários, bem como o software de simulação baseado em eventos SIMUL8. Os resultados obtidos na simulação indicam existência de Capacidade Disponível na linha férrea Cascavel-Guarapuava de aproximadamente de 4 a 5 trens/dia. Além disso, são apresentados os trechos ferroviários que restringem a Capacidade Prática da ferrovia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Expand cargo transport infrastructure requires large financial resources. However, before expanding the infrastructure to suit the cargo transport offer to meet the demand requirements, it is better to simulate to verify whether infrastructure's capacity is effectively exhausted. It's appropriate to use simulation, given the low investment required and no impact on the operation’s infrastructure. Nowadays, Brazilian transport matrix is unbalanced and it is highly dependent of road transportation. Therefore, it is desirable to improve use of rail transport to balance cargo transport matrix. In Paraná State, a great producer and exporter of grains, the railways transport grains to exportation. The Railway Cascavel-Guarapuava is a concession of Estrada de Ferro Paraná Oeste S. A. - Ferroeste – and in 2013, transported 166,332 tons of the total 7.51 million t soya exported by Paraná State. In this context, the objective of this research is to investigate the scenario of exhaustion of cargo transportation's capacity – trains/day – of Railway Cascavel-Guarapuava at 2015. Modeling, simulation, scenarios experiment and use of discrete event based simulation software – SIMUL8 – will be able to reach this goal. The results of the simulation show that there is Available Capacity of approximately 4 to 5 trains/day on Railway Cascavel-Guarapuava. Further, it was identified railroad tracks bottleneck, which limit Practical Capacity of the railway.pt_BR
dc.format.extent94 f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEngenhariaspt_BR
dc.subjectCargas - Manuseiopt_BR
dc.subjectTransporte de mercadoriaspt_BR
dc.subjectFerrovias - Trafegopt_BR
dc.titleEmprego de metodologia de modelagem e simulação na operação da linha férrea singela Cascavel-Guarapuavapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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