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dc.contributor.advisorKnoblauch, Adriane
dc.contributor.authorMondardo, Giselly Cristini
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2016-06-30T14:14:47Z
dc.date.available2016-06-30T14:14:47Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/43115
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Adriane Knoblauch
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 21/03/2016
dc.descriptionInclui referências : f. 104-111
dc.descriptionLinha de pesquisa: Cultura, escola, ensino da Universidade Federal do Paraná
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação discute a aprendizagem da docência no âmbito da formação inicial no curso de Pedagogia e suas implicações na socialização profissional. É orientada e analisada por meio dos ideais da pesquisa qualitativa. Utiliza como principal referencial teórico os estudos de Pierre Bourdieu. Entende a socialização de forma ampliada, por meio da incorporação das disposições do habitus e a socialização profissional para a docência como a incorporação de valores, normas e conhecimentos que se dão durante todo o desenvolvimento profissional. O objetivo do trabalho foi compreender como as disposições adquiridas anteriormente à formação inicial atuam como orientadoras de novas aprendizagens relacionadas à docência, a fim de contribuir para o desvelamento de mecanismos de aprendizagem docente. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, realizadas em dois momentos, respectivamente nos anos de 2014 e 2015, com três alunas do curso de Pedagogia da UFPR. A primeira entrevista teve a intenção de compreender as diferentes visões sobre a educação e escolha pelo curso de Pedagogia por parte das alunas. A segunda entrevista teve um roteiro voltado apenas às questões relativas ao período da formação inicial. Os resultados da pesquisa indicaram que as alunas são advindas de frações de classe com baixo capital econômico e cultural, entretanto, com disposições distintas de habitus e trajetórias escolares que inclinaram desde muito cedo para a escolha da docência. Alguns princípios que levaram as alunas para a universidade se mantiveram, sendo minimamente alterados, enquanto novas aprendizagens ocorreram ao longo do curso, reconfirmando o habitus como filtro permanente de novas aprendizagens. Foi possível perceber que as relações estabelecidas pelas alunas ocorreram muitas vezes a partir do reconhecimento das dificuldades observadas em suas próprias escolarizações. Ainda que com menor força, casos explicados de sucesso das trajetórias também vêm à tona quando recordados. Pode-se confirmar a pluralidade e exposição a múltiplas agências socializadoras, resultando em habitus híbridos.
dc.description.abstractAbstract: This dissertation discusses the instructors' learning during their initial education in the Pedagogy program and its implications for professional socialization. This study is developed and analyzed based on the ideals of qualitative research, and uses Pierre Bourdieu's studies as its main theoretical references. Socialization herein is understood in a broad way, with the incorporation of the habitus structure, and the teachers' professional socialization as the incorporation of values, standards, and knowledge acquired during the professional development. The objective of the study was to understand how do the skills acquired prior to the initial education act as guides for the learning of new skills related to the teaching activity, in order to contribute to the unveiling of teaching learning mechanisms. The data was collected through interviews performed at two different moments, respectively in 2014 and 2015, with three students of the Pedagogy program of UFPR. The first interview aimed to understand the students' different points of view on education and their choice for the Pedagogy program. The second interview focused on subjects related to the initial education. The research results indicate that the students come from social classes with low economic and cultural capital, but with different habitus structures and school trajectories which made them choose the teaching career at an early age. Some principles that led the students to university remained almost unchanged, while new knowledge was acquired over the program. These findings reconfirmed the habitus' role as a permanent filter for new learning experiences. A fact that was observed is that the relationships established by the students often occurred from the recognition of the same difficulties they faced in their own learning processes. Although with less force, explained cases of success also surface when recalled. The study confirmed the plurality and exposure to multiple socializing agents, resulting in hybrid types of habitus.
dc.format.extent113 f. : il., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectFormação de professores
dc.subjectSocialização profissional
dc.subjectFormação - Docentes
dc.titleRelações entre disposições do habitus de origem e formação inicial no curso de pedagogia
dc.typeDissertação


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