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dc.contributor.advisorPires, Péricles José, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Paula Pinto dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketingpt_BR
dc.date.accessioned2018-10-19T20:34:19Z
dc.date.available2018-10-19T20:34:19Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42811
dc.descriptionOrientador : Péricles José Pirespt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Marketingpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo tem como escopo o estudo das mídias sociais na comunicação interna, em particular o uso do WhatsApp, com o objetivo de identificar as ferramentas de comunicação mais utilizadas por usuários e não usuários do dispositivo de comunicação de dados, áudio e mídia no ambiente pessoal e, em especial, corporativo. Como referencial teórico, ainda inexiste literatura abordando o WhatsApp. Sendo assim, utilizaram-se autores que abordam comunicação interna, Tecnologia de Comunicação e Informação (TIC), mídias sociais, internet e comunicação organizacional. Foi utilizada pesquisa quantitativa exploratória para buscar dar conta das hipóteses de que 1) as estratégias convencionais de comunicação em um mundo cada vez mais dinâmico não estão sendo suficientes para integrar os colaboradores às metas organizacionais e 2) que as empresas ainda apresentam dificuldade em adotar as mídias sociais, já que elas demandam uma nova dinâmica de relacionamento interno. Entre os resultados mais expressivos, destaca-se a identificação do WhatsApp como terceira ferramenta de comunicação interna mais utilizada entre os 141 entrevistados, usuários e não usuários do aplicativo, ficando atrás apenas do email corporativo e telefone. Além disso, o universo pesquisado integra, em sua maioria, algum grupo pelo WhatsApp, sendo que a tendência é para formação de grupos corporativos entre colegas, com gestores ou chefes, com colegas mais próximos ou com clientes/fornecedores. Assim como o e-mail e outras ferramentas tecnológicas, a perspectiva é de que o WhatsApp transponha seu caráter informal para se consolidar como processo formal de comunicação interna, uma vez que metade identificou que a empresa em que atua criou algum grupo no WhatsApp com o canal de comunicação interna. O estudo demonstra que o WhatsApp pode ser um instrumento para alavancar o diálogo, reduzir mal entendidos ou boatos e construir relações mais sólidas com a equipe de trabalho, contribuindo para oresultado das organizações.pt_BR
dc.format.extent86 p : gráfs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectComunicação empresarialpt_BR
dc.subjectTecnologia da informação - Administraçãopt_BR
dc.titleA integração das novas mídias sociais à comunicação interna das organizaçõespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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