Percepção ambiental com adolescentes no litoral do Paraná, Matinhos, Brasil
Visualizar/ Abrir
Data
2014Autor
Silva, Alessandra Ferreira de Souza da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O projeto de intervenção tratou de atividade ambiental em Matinhos, cidade litorânea do Paraná, cujo nome é devido a um pequeno trecho que os visitantes tinham que atravessar para chegar à cidade, na década de 60. A região conta com uma população de aproximadamente 23 mil habitantes, oriundos de diversas localidades do Paraná, a população nativa os caiçaras, e de outros estados. Com isso nem todos os estudantes e moradores conhecem a importância da vegetação que fica na beira da praia, a restinga uma vegetação baixa e com grande importância para o ecossistema para preservação de algumas espécies de aves e mamíferos. As atividades foram realizadas numa escola do município de Matinhos que tem aproximadamente 500 alunos, com faixa etária de 12 a 19 anos. O projeto foi realizado nas turmas de oitavo ano no período da manhã. Foram realizadas atividades ao longo do ano de 2014. Foi aplicado um questionários para observar o que os jovens conheciam sobre o meio ambiente e após foi trabalhado cada questão com o intuito de aprofundar o que eles conheciam e esclarecer temas como degradação ambiental, poluição ambiental, restinga, reciclagem, falta de água e turismo no litoral do Paraná. O projeto buscou a perspectiva dos jovens em relação ao meio ambiente no litoral. Apenas as práticas ambientais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental, futuro, vida humana, fauna e flora. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolve um conjunto de atores do universo educativo, professores, educadores, alunos, comunidade, sociedade e medidas governamentais, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade numa perspectiva interdisciplinar, apresentando a contribuição de cada cidadão. Nesse sentido, a produção de conhecimento no decorrer no período escolar deve, necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural com o social, e cada cidadão mostrar o seu olhar sobre o meio ambiente e no que pode contribuir para amenizar os danos ambientais.