A educação ambiental nos documentos oficiais e sua efetivação no Colégio Estadual Professor Nilo Brandão
Resumo
A Educação Ambiental (EA) percorreu um longo caminho para atingir o atual estágio de institucionalização, mas a sua efetivação inter e transdisciplinar como ferramenta que pode contribuir para problematizar ações e comportamentos ambientalmente adequados a realidade socioambiental, local e global, ainda depende de ações pedagógicas efetivas. Os resultados preliminares deste trabalho derivam da análise de documentos escolares como Projeto Político Pedagógico (PPP), Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE), questionários e análises de algumas ações propostas por professores da escola, que mostram a trajetória da institucionalização da EA na forma da lei e sua efetivação nas ações pedagógicas do Colégio Estadual Professor Nilo Brandão, bairro Cajuru, em Curitiba. Foi realizada uma investigação a partir de questionários amostrais junto aos discentes para detectar atitudes que são consideradas ambientalmente corretas, bem como investigar as causas que levaram tais alunos tomarem ou não determinadas atitudes. As análises dos documentos escolares mostram que, dentro da grade curricular das escolas do estado do Paraná, a EA deve ser interdisciplinar, ou seja, deve perpassar todas as disciplinas dentro dos seus conteúdos específicos, entrelaçando-se. Na escola em estudo, mesmo a EA sendo obrigatória de acordo com orientações legais, não há menção desta no seu PPP, conforme observação documental feita na instituição. A investigação se estendeu sobre as contribuições da horta escolar como promotora de ações ambientalmente corretas dentro e fora dos espaços escolares. Após análises preliminares, foram observadas atitudes ambientalmente corretas sobre as quais foram apontadas as possíveis causas. Com base nos resultados obtidos a partir dos levantamentos realizados, propomos uma reformulação no PPP do Colégio, para que a EA faça parte das ações pedagógicas, e assim instigue os professores incorporarem a EA em seus Planos de Trabalhos Docentes (PTD) ou que estes desenvolvam projetos e/ou ações relativas às questões ambientais.