dc.contributor.author | Pereira, Rosângela de Almeida | pt_BR |
dc.contributor.other | Vergara, Édina Mayer, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-10T18:21:07Z | |
dc.date.available | 2021-12-10T18:21:07Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42557 | |
dc.description | Orientadora: Proª Drª Édina Vergara | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente artigo visa descrever os distúrbios da aprendizagem relacionados à leitura e à escrita trazendo conhecimentos sobre o tema "dislexia" a fim de entender e propor algumas possibilidades pedagógicas inclusivas para esta população nas práticas diárias que vivencio. São apresentados subtemas como: o que é, suas causas, seus sintomas, diagnósticos e tratamento, mostrando a importância da troca de informações e experiências entre os profissionais, a escola e a família para que possa haver um bom acompanhamento e obter resultados progressivos. Para o desenvolvimento da investigação foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica a partir da coleta de dados em artigos científicos e livros relacionados com o tema. Análise de documentos e leis, pesquisadores como: Berklan (1881); Snowling (2004); Castro (2000); Chasty (2001); Mousinho (2009); Gómez (2000); Risueño (2005). Quando falamos em "dislexia", é necessário que saibamos que é uma das mais comuns deficiências de aprendizado, e também para que pais e educadores não confundam dislexia com preguiça ou má disciplina. Dislexia antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes apurada e até genial, mas que aprende de maneira diferente. As principais conclusões indicam que as crianças com dislexia precisam de um diagnóstico precoce, compreensão e reconhecimento para propor intervenções pedagógicas descobrindo suas habilidades, resgatando a autoconfiança e autonomia para que o processo de inclusão se torne realidade | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo ( [21 p.]) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | Dislexia : conhecimentos e práticas escolares, mobilização da inclusão dos estudantes disléxicos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |