Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Rosângela de Almeidapt_BR
dc.contributor.otherVergara, Édina Mayer, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-10T18:21:07Z
dc.date.available2021-12-10T18:21:07Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42557
dc.descriptionOrientadora: Proª Drª Édina Vergarapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente artigo visa descrever os distúrbios da aprendizagem relacionados à leitura e à escrita trazendo conhecimentos sobre o tema "dislexia" a fim de entender e propor algumas possibilidades pedagógicas inclusivas para esta população nas práticas diárias que vivencio. São apresentados subtemas como: o que é, suas causas, seus sintomas, diagnósticos e tratamento, mostrando a importância da troca de informações e experiências entre os profissionais, a escola e a família para que possa haver um bom acompanhamento e obter resultados progressivos. Para o desenvolvimento da investigação foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica a partir da coleta de dados em artigos científicos e livros relacionados com o tema. Análise de documentos e leis, pesquisadores como: Berklan (1881); Snowling (2004); Castro (2000); Chasty (2001); Mousinho (2009); Gómez (2000); Risueño (2005). Quando falamos em "dislexia", é necessário que saibamos que é uma das mais comuns deficiências de aprendizado, e também para que pais e educadores não confundam dislexia com preguiça ou má disciplina. Dislexia antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes apurada e até genial, mas que aprende de maneira diferente. As principais conclusões indicam que as crianças com dislexia precisam de um diagnóstico precoce, compreensão e reconhecimento para propor intervenções pedagógicas descobrindo suas habilidades, resgatando a autoconfiança e autonomia para que o processo de inclusão se torne realidadept_BR
dc.format.extent1 arquivo ( [21 p.]) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titleDislexia : conhecimentos e práticas escolares, mobilização da inclusão dos estudantes disléxicospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples