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dc.contributor.advisorMurata, Afonso Takao, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorWaal, Marlene Teresinha Van derpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.date.accessioned2021-06-22T18:58:51Z
dc.date.available2021-06-22T18:58:51Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42249
dc.descriptionOrientador : Profº Dr. Afonso Takao Muratapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O adoecimento docente vem sendo alvo de vários estudos na atualidade, e por esse motivo é proposta a reflexão sobre fatores responsáveis pelo adoecimento de profissionais da educação. Partindo de análises de pesquisas que abordem essa problemática, buscou-se responder questões referentes à história do adoecimento do trabalhador, a saúde mental de professores e a qualidade de vida dos mesmos. O presente trabalho teve como objetivo fazer uma breve revisão bibliográfica e comparar os dados cedidos pela Secretaria Municipal de Educação de Irati, PR, de duas instituições de ensino, e, com isso tecer uma análise crítica sobre as condições das mesmas e a partir desta análise poder contribuir para a melhoria das condições de trabalho e de vida dos profissionais que atuam nestas instituições de ensino. Independentes do cargo em que atuem, todos estão envolvidos com as situações que de alguma forma adoecem os docentes, dessa forma percebe-se a importância de existir programas de prevenções, por parte do poder público, com medidas adotadas por políticas públicas que possam orientar profissionais sobre a pevenção de doenças derivadas do trabalhopt_BR
dc.description.abstractAbstract: The teacher illness has been the target of several studies today, and for that reason it is proposed to consideration of factors responsible for the professional education of illness. Starting from research to address this problem analysis, we sought to answer questions regarding the worker's illness history, the mental health of teachers and the quality of life for them. This study aimed to make a brief literature review and compare the data provided by the local Department of Education Irati, PR, two educational institutions, and thus make a critical analysis of the conditions of the same and from this analysis to contribute to the improvement of working and living conditions of professionals working in these educational institutions. Post independent in acting, everyone is involved with situations that somehow sick teachers thus realize the importance of existing prevention programs, by the government, with measures adopted by public policies that can guide professionals pevenção on diseases derived from work.pt_BR
dc.format.extent1 arquvo (31 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação socialpt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectDoenças profissionaispt_BR
dc.titleAdoecimento do docente : um problema para se refletirpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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