dc.contributor.advisor | Murata, Afonso Takao, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.author | Waal, Marlene Teresinha Van der | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-22T18:58:51Z | |
dc.date.available | 2021-06-22T18:58:51Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42249 | |
dc.description | Orientador : Profº Dr. Afonso Takao Murata | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O adoecimento docente vem sendo alvo de vários estudos na atualidade, e por esse
motivo é proposta a reflexão sobre fatores responsáveis pelo adoecimento de
profissionais da educação. Partindo de análises de pesquisas que abordem essa
problemática, buscou-se responder questões referentes à história do adoecimento
do trabalhador, a saúde mental de professores e a qualidade de vida dos mesmos.
O presente trabalho teve como objetivo fazer uma breve revisão bibliográfica e
comparar os dados cedidos pela Secretaria Municipal de Educação de Irati, PR, de
duas instituições de ensino, e, com isso tecer uma análise crítica sobre as condições
das mesmas e a partir desta análise poder contribuir para a melhoria das condições
de trabalho e de vida dos profissionais que atuam nestas instituições de ensino.
Independentes do cargo em que atuem, todos estão envolvidos com as situações
que de alguma forma adoecem os docentes, dessa forma percebe-se a importância
de existir programas de prevenções, por parte do poder público, com medidas
adotadas por políticas públicas que possam orientar profissionais sobre a pevenção
de doenças derivadas do trabalho | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The teacher illness has been the target of several studies today, and for that reason
it is proposed to consideration of factors responsible for the professional education of
illness. Starting from research to address this problem analysis, we sought to answer
questions regarding the worker's illness history, the mental health of teachers and the
quality of life for them. This study aimed to make a brief literature review and
compare the data provided by the local Department of Education Irati, PR, two
educational institutions, and thus make a critical analysis of the conditions of the
same and from this analysis to contribute to the improvement of working and living
conditions of professionals working in these educational institutions. Post
independent in acting, everyone is involved with situations that somehow sick
teachers thus realize the importance of existing prevention programs, by the
government, with measures adopted by public policies that can guide professionals
pevenção on diseases derived from work. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquvo (31 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação social | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Doenças profissionais | pt_BR |
dc.title | Adoecimento do docente : um problema para se refletir | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |