Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFogaça, Francisco Carlos, 1957-pt_BR
dc.contributor.advisorHalu, Regina Célia, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorBosch, Vivianpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-04-29T16:39:40Z
dc.date.available2020-04-29T16:39:40Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41971
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaçapt_BR
dc.descriptionCo-orientadora : Profª. Drª. Regina Celia Halupt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 17/12/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 81-85pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho teve por objetivo verificar quais são as visões dos professores do PLE-CELIN sobre língua e cultura, principalmente em relação ao ensino de língua e como eles veem a relação entre língua e cultura no material didático para o ensino de PLE elaborado e usado no CELIN. Para realizar esta pesquisa, fiz leituras para a fundamentação teórica acerca de cultura (MORAN, 2001; KRAMSCH, 1994, 1996, 2001; FONTES, 2002), língua e cultura (KRAMSCH, 1998; MENDES, 2008), ensino de línguas e cultura (MORAN, 2001; GIMENEZ, 2002) e interculturalidade (CORBETT, 2003; BYRAM, 1997; CANTONI, 2005). A partir destas leituras, juntamente com a seleção do material didático e as entrevistas com os professores, verifiquei que a produção de material didático no CELIN-UFPR vem permitindo que os professores envolvidos estejam conscientes de que precisam estar constantemente refletindo sobre o material e o andamento das aulas, e que a cultura e língua, sendo indissociáveis, formam um conjunto fundamental para o aprendizado integral. Palavras-chave: língua e cultura; Português como Língua Estrangeira (PLE); material didático.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of the present work was to verify which are the views of teachers of PLE (Portuguese as a Foreign Language) at CELIN on language and culture, especially in relation to the teaching of language and how they see the relation between language and culture in PLE teaching materials elaborated and used at CELIN. To carry out this research, for the theoretical foundation I explored the concepts of culture (MORAN, 2001; KRAMSCH, 1994, 1996, 2001; FONTES, 2002), language and culture (KRAMSCH, 1998; MENDES, 2008), language and culture teaching (MORAN, 2001; GIMENEZ, 2002) and interculturality (CORBETT, 2003; BYRAM, 1997; CANTONI, 2005). From these readings, along with the selection of the teaching material and interviews with teachers, I was able to verify that the production of teaching material at CELIN-UFPR has been allowing the involved teachers to be aware of the need to be constantly reflecting on the material and the progress of the class, and that culture and language, being inseparable, form an essential set for learning. Keywords: language and culture; Portuguese as a Foreign Language; language teaching material.pt_BR
dc.format.extent140 f : il., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirospt_BR
dc.subjectProfessores - Lingua Portuguesa - Material didaticopt_BR
dc.subjectLinguisticapt_BR
dc.titleLíngua e cultura no ensino de PLE : visões de professores do CELIN-UFPR a partir do uso de material didático.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples