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dc.contributor.advisorMay, Marcia Ramos, 1968-
dc.contributor.authorVicente, Afonso Ricardo Paloma
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2016-03-14T18:48:35Z
dc.date.available2016-03-14T18:48:35Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/41754
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Márcia Ramos May
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 28/01/2016
dc.descriptionInclui referências : f.127-132
dc.description.abstractResumo: Nas últimas décadas a inovação tem sido considerada elemento impulsionador de mudanças que influenciam no desenvolvimento das organizações e, por consequência, da economia como um todo. Nesse sentido, o processo que visa á inovação deve ser contínuo e abarcar elementos organizacionais envolvidos no direcionamento estratégico, o que permite a permanência no mercado, além de gerar vantagem competitiva. O setor de tecnologia da informação se destaca nesse cenário, ao apresentar uma diversidade de descobertas tecnológicas, além da dinamicidade em conceber inovações que são lançadas constantemente no mercado. Tal ação faz com que as empresas desse setor desenvolvam capacidades de reter informações e conhecimento que possam gerar inovações ao longo do tempo. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo analisar como o desenvolvimento de capacidades dinâmicas contribuiu para a inovação do modelo de negócio em empresas do setor de tecnologia da informação. Para isso realizou-se um estudo de casos múltiplos em quatro empresas do setor de tecnologia da informação na cidade de Curitiba, Paraná. Foram realizadas dezesseis entrevistas semiestruturadas com gestores e demais colaboradores que participam dos processos organizacionais, além da observação direta e análise documental, o que permitiu validar e confirmar os dados. Os dados coletados foram analisados com auxílio do software Atlas ti., que permitiu desmembrar os dados em categorias para posterior análise. Os resultados demonstram que conhecimento e informação são fundamentais no processo de desenvolvimento de capacidades dinâmicas, além da percepção do gestor em relação às tecnologias mundiais, que são, muitas vezes, concebidas por meio das parcerias realizadas, conforme declarado durante as entrevistas. A falha em buscar informações e gerir o conhecimento diminui as chances de inovar, além de desfavorecer uma cultura organizacional voltada à inovação, o que pode estar relacionado com a complexidade da organização e a forma como são tratados esses elementos. Sugere-se como estudos futuros aplicar a pesquisa em outras empresas, setores e localidades, além da possibilidade de realização de pesquisa quantitativa que permita verificar a relação entre a complexidade da organização com o desenvolvimento de capacidades dinâmicas. Palavras-chave: capacidades dinâmicas; modelos de negócio; tecnologia da informação; inovação.
dc.description.abstractAbstract: In the recent decades, innovation has been considered the enhancer element of change that influences the development of organizations and therefore of the economy as a whole. In this sense, the process aimed at innovation must be continuous and embed organizational elements involved in strategic direction, which allows the permanence in the environment and generates competitive advantage. The information technology sector stands out in this scenario to present a variety of technological discoveries, as well as dynamics to conceive innovations that are released constantly in the environment. Such action makes the companies in this sector develop capacities to retain information and knowledge that can generate innovations over time. Thus, this paper aims to analyze how the development of dynamic capabilities contributed to the innovation of the business model for companies in the information technology sector. With this goal, a study of multiple cases was carried out in four companies in the information technology sector in the city of Curitiba, State of Parana. Sixteen semi-structured interviews with managers and other employees who participate in the organizational processes were carried out, as well as the direct observation and document analysis, which allowed to validate and confirm the data. The collected data were analyzed using the software Atlas ti., which allowed dismember the data into categories for further analysis. The results show that knowledge and information are fundamental in the process dynamic capabilities development, beyond the perception of the manager in relation to global technologies, which are often conceived through partnerships, as told during the interviews. The failure to seek information and manage knowledge decreases the chances for innovation, as well as disfavors an organizational culture focused on innovation, which can be related to the complexity of the organization and the way that these elements are treated. It is suggested as future studies the application of the research in other companies, sectors and localities, as well as the possibilities for conducting quantitative research for verifying the relationship between the complexity of the organization to the development of dynamic capabilities. Kew-words: dynamic capabilities; business models; information technology; innovation.
dc.format.extent189 f. : il.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectAdministração
dc.titleO desenvolvimento de capacidades dinâmicas para inovação do modelo de negócio : estudo de multicasos em empresas do setor de tecnologia da informação
dc.typeDissertação


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