Inclusão em resina de poliéster de secções de encéfalos para confecção de material didático em neuroanatomia comparativa
Resumo
Resumo : Estudantes precisam estar cientes da importância do conhecimento prático em anatomia, a fim de aprender sobre, apreciar, cuidar e desenvolver um senso crítico quando se tem em mente o estudo de anatomia comparativa. No ensino de ciências biológicas a compreensão da morfologia macroscópica prioriza a visão bidimensional, muito mais por fatores logísticos do que pedagógicos. Tal visão, oferecida pelos livros didáticos é o fator limitante mais importante para o domínio destas competências. Modelos tridimensionais de boa qualidade são de custo elevado. Materiais biológicos de procedência conhecida e ética também são infreqüentes, porém, mais importante, a sua preparação e conservação exigem mão de obra especializada, curadoria constante e, mais importante, requerem substâncias químicas no seu preparo que são irritantes, tóxicas ou com potencial de abuso (formol, álcool, clorofórmio). Podemos, então, perceber a importância em desenvolver uma metodologia simples e de custo reduzido que produza material didático de boa qualidade nesta área. Uma maneira de resolver este problema seria então a inclusão em resina de poliéster secções de encéfalos facilitando então uma visão tridimensional da peça em verdadeiro e possibilitando uma melhor oportunidade de ensino aprendizagem para estes alunos. Com o intuito de identificar novos métodos de ensino aprendizagem este estudo prioriza a padronização do método de conservação de tecidos, principalmente encéfalo, através da inclusão de resina de poliéster no mesmo, técnica utilizada em artesanato.
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