dc.contributor.advisor | Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.author | Leck, Aline Raqueli | pt_BR |
dc.contributor.other | Luz, Araci Asinelli da, 1948- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T14:34:06Z | |
dc.date.available | 2022-09-19T14:34:06Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/41703 | |
dc.description | Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Araci Asinelli da Luz | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O ingresso no ensino superior é um desafio na vida dos jovens estudantes. O preparo adquirido durante a trajetória estudantil é decisivo para que essa etapa seja atingida, porém o ensino fundamental e médio da rede publica de ensino, dificilmente proporciona o preparo necessário para cada nível estudantil, resultando em alunos com déficit de aprendizagem. Surgem neste contexto os cursos pré-vestibulares, que tem como meta aumentar o preparo acadêmico de estudantes interessados em cursar o ensino superior, mas, devido ao alto custo destes preparatórios, tende a se manter a conhecida elitização do ensino superior. Projetos de cunho social surgiram em pról de estudantes interessados nos estudos e sem condições financeiras de custeá-los e, o pré-vestibular Em Ação, há 15 anos, se enquadra nesta categoria. Devido ao curto tempo disponível para o ensino nestas instituições, não é dada atenção aos processos de ensino-aprendizagem e, com foco nesta questão, foi proposta a aplicação de oficinas pedagógicas como metodologia alternativa/complementar ao ensino de zoologia, ministrado previamente em sala de aula. Foi observado que as atividades realizadas nas oficinas foram de grande valia para os estudantes, ampliando seu universo de aprendizagem e, oferecendo ferramentas que proporcionassem um papel ativo dos estudantes no ensino. As atividades foram propostas com base na valorização dos conhecimentos previamente estabelecidos pelos participantes, visando que estes atingissem a aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Exame vestibular | pt_BR |
dc.title | Oficinas e atividades complementares : facilitadores de aprendizagem em cursinhos pré-vestibulares | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |