Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.authorKunze, Giovannapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Lívia Helena Gomes, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T17:11:45Z
dc.date.available2022-09-19T17:11:45Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41699
dc.descriptionOrientadora: Araci Asinelli da Luzpt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Odisseia Boaventura de Oliveirapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Um ensino de ciências que forme alunos questionadores e socialmente conscientes é um dos grandes desafios da educação atual. Os espaços de ensino não formal surgem como ferramentas que proporcionam maior flexibilidade dos conteúdos, interatividade e oportunidade para aplicação de metodologias diferenciadas que visam estimular os alunos e explorar novos contextos. Contudo, é notada uma carência de estudos relacionados aos locais de ensino não formal, especialmente no âmbito dos zoológicos, e a falta de diálogo entre estes e as escolas. O Zoológico Municipal de Curitiba é um local de grandes potencialidades para o ensino de conteúdos de ciências e biologia. Apesar de atualmente contar com visitas monitoradas, existe um distanciamento entre a escola e as visitações, sendo estas encaradas mais como passeios que atividades educativas. A utilização de um guia para aulas práticas possibilita a sintonia entre a escola e o zoológico ao tratar de conteúdos diversos e incentivar o raciocínio próprio do aluno, abrindo um leque de exploração para os professores. Através da consulta aos livros didáticos para a seleção de conteúdos e uma investigação sobre o ambiente do zoológico, desenvolvemos o guia aqui apresentado que busca instigar a observação, a formação de conceitos e a valorização do zoológico como espaço de ensino e conservação da biodiversidade, auxiliando os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental na utilização da visita monitorada ao Zoológico como espaço adequado para o ensino de Ciências e Biologia.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleGuia para aulas práticas no zoológico de Curitiba, Paranápt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples