dc.contributor.advisor | Luz, Araci Asinelli da, 1948- | pt_BR |
dc.contributor.author | Kunze, Giovanna | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Lívia Helena Gomes, 1992- | pt_BR |
dc.contributor.other | Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T17:11:45Z | |
dc.date.available | 2022-09-19T17:11:45Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/41699 | |
dc.description | Orientadora: Araci Asinelli da Luz | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Odisseia Boaventura de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Um ensino de ciências que forme alunos questionadores e socialmente conscientes é um dos grandes desafios da educação atual. Os espaços de ensino não formal surgem como ferramentas que proporcionam maior flexibilidade dos conteúdos, interatividade e oportunidade para aplicação de metodologias diferenciadas que visam estimular os alunos e explorar novos contextos. Contudo, é notada uma carência de estudos relacionados aos locais de ensino não formal, especialmente no âmbito dos zoológicos, e a falta de diálogo entre estes e as escolas. O Zoológico Municipal de Curitiba é um local de grandes potencialidades para o ensino de conteúdos de ciências e biologia. Apesar de atualmente contar com visitas monitoradas, existe um distanciamento entre a escola e as visitações, sendo estas encaradas mais como passeios que atividades educativas. A utilização de um guia para aulas práticas possibilita a sintonia entre a escola e o zoológico ao tratar de conteúdos diversos e incentivar o raciocínio próprio do aluno, abrindo um leque de exploração para os professores. Através da consulta aos livros didáticos para a seleção de conteúdos e uma investigação sobre o ambiente do zoológico, desenvolvemos o guia aqui apresentado que busca instigar a observação, a formação de conceitos e a valorização do zoológico como espaço de ensino e conservação da biodiversidade, auxiliando os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental na utilização da visita monitorada ao Zoológico como espaço adequado para o ensino de Ciências e Biologia. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | Guia para aulas práticas no zoológico de Curitiba, Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |