Práticas avaliativas no trabalho educativo do movimento : um estudo na Rede Municipal de Ensino de Curitiba - Paraná
Resumo
Resumo: O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar saberes das práticas avaliativas de professores que atuam com a Linguagem Movimento na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A investigação foi construída a partir do referencial teórico sobre avaliação na Educação Infantil, com base nos estudos de Hoffmann (2007a, b, 2008 e 2009), Villas Boas (2011, 2012 e 2013) e Ramires (2008). E sobre movimento corporal infantil, os estudos de Garanhani (2002, 2004, 2008), Silva (2005) e Neira (2008). A escolha metodológica para a investigação foi a pesquisa documental. E, para isto, analisei práticas avaliativas registradas nos relatos de experiência apresentados no Seminário Saberes e Práticas do Movimento na Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Curitiba - Paraná, realizado nos anos de 2009 a 2013, em parceria com a Universidade Federal do Paraná. A organização dos dados da pesquisa foi realizada com base nos pressupostos da análise de conteúdo (Bardin, s/d e Franco, 2003). E, a análise dos dados produzidos, à luz dos estudos sobre os saberes docentes de Tardif (2014). Na pesquisa concluí que os saberes de práticas avaliativas do trabalho educativo com o movimento da criança, presentes nos relatos de experiências de professores que participaram dos referidos eventos são categorizados em: saberes conceituais de avaliação, saberes instrumentais-procedimentais da avaliação e saberes de aprendizagens da criança a serem avaliados. Os saberes conceituais referiu-se ao significado da avaliação e do movimento corporal infantil construídos pelos professores na prática avaliativa. Os saberes instrumentais-procedimentais presentes nos relatos foram: a brincadeira, o desenho, a fala das crianças, os registros em foto e vídeo e a observação, sendo esta predominante nos registros. E nos saberes de aprendizagens da criança prevaleceu, nos relatos, a autonomia e identidade corporal infantil, traduzido no desenvolvimento de capacidades e aprendizagem de habilidades. Nesses registros as capacidades desenvolvidas são responsáveis pela aprendizagem das habilidades que consequentemente propiciam o desenvolvimento das capacidades e consecutivamente a conquista gradativa de autonomia e identidade corporal. A Identidade e autonomia corporal compõe os eixos de trabalho educativo com o movimento proposto por Garanhani (2002, 2004, 2008) e que fundamenta o Caderno Pedagógico: Movimento (Curitiba, 2009) da rede de Curitiba. Assim, considero que para os professores escrever um relato de experiência e compartilha-lo com seus pares é uma experiência formativa que ressignifica os saberes docentes, ou seja, é na experiência que os saberes oriundos das disciplinas, dos conteúdos e da formação profissional ganham significado (TARDIF, 2014), ampliando a compreensão dos professores sobre o que é, o quê e como avaliar a Linguagem Movimento na Educação Infantil. Palavras - chave: Avaliação, Educação Infantil, Linguagem Movimento. Abstract: The aim of this research was to identify and analyze practice evaluation knowledge of Language Moviment teachers of Educação Infantil at Curitiba's municipal education. This investigation was built from a theoretical framework of (i) evaluation in the Educação Infantil, based on studies from Hoffmann (2007a, b, 2008 e 2009), Villas Boas (2011, 2012 e 2013), Ramires (2008), and (ii) child body movement, based on Garanhani (2002, 2004, 2008), Silva (2005), and Neira (2008). The methodological choice for this investigation was documental research. For this, I have analised evaluation practice found at experienced reports which were shown at the Seminar of "Saberes e Práticas do Movimento na Educação Infantil" organized by the Curitiba (Paraná) City Hall and the Federal University of Paraná, and it was held from 2009 to 2013. The data base organization was done based on content analysis assumptions (Bardin, s/d, and Franco, 2003), while the analysis of produced data was based on studies about teaching knowledge of Tardiff (2014). Through this research, it is possible to conclude that practice evaluation knowledge of educational working with child movement which were present in teachers' report are categorized as: evaluation conceptual knowledge, instrumental-proceeding evaluation knowledge, and evaluating children learning knowledge. Conceptual knowledge is related to the meaning of the evaluation and child body movement built by teachers during evaluation practice. The instrumental-proceeding evaluation knowledges found in reports are: child's play, drawing and speech, as photo and video registers and observation which is prevalent in the records. Children's learning knowledge has prevailed, according to the reports, the autonomy and abilities' learning. In those registers the developed capacities are responsible for abilities' learning which consequently propitiate the capacities' development and, consecutively, the gradative conquest of corporal autonomy and identity. Bodily identity and autonomy form the pivot between educative work and the movement proposed by Garanhani (2002, 2004, 2008) which underpins the Pedagogical Notebook called "Movement" (Curitiba, 2009). Thus I consider that teachers writing experience reports and sharing with their pairs is a formative experience that means to teachers knowledge, in other words, it is in formative experience that knowledge from subjects, contents and professional formation get meaning (TARDIF, 2014), expanding then teachers comprehension about what is and how to evaluate Movement Language in Educação Infantil. Keywords: evaluation, Educação Infantil, Movement Language
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