Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFrancisco, Rodrigo Eduardo Botelho, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorCravo, Giovanna Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T12:17:11Z
dc.date.available2024-03-01T12:17:11Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41089
dc.descriptionOrientador: Rodrigo Eduardo Botelho-Franciscopt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar como o conhecimento didático esta sendo representado por meio da fotografia em livro didático do ensino fundamental das séries iniciais. Para isso utilizou-se como objeto de pesquisa o livro Projeto Coopera a ser utilizado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação (MEC) em 2016. As análises contaram com o aporte teórico da semiótica e da fotografia, utilizando-se procedimentos metodológicos de pesquisa documental descritiva exploratória e da análise semiótica. Como resultado comprovou-se a hipótese da pesquisa de que fotografias contidas nos livros didáticos estão sendo utilizadas de forma meramente ilustrativa, sem referenciar o contexto didático que acompanha as imagens. Por fim, infere-se que representar o conhecimento por meio da fotografia para estudantes deve ser feita de maneira adequada, se possível, por meio de um cuidado na representação do conteúdo de modo a levar em consideração análises críticas, como, por exemplo, as que provenham da Semióticapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSemiotica - Análisept_BR
dc.subjectRepresentação do conhecimento (Teoria da informação)pt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleA fotografia como representação do conhecimento didático : uma abordagem semióticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples