dc.contributor.advisor | Francisco, Rodrigo Eduardo Botelho, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Cravo, Giovanna Moreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T12:17:11Z | |
dc.date.available | 2024-03-01T12:17:11Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/41089 | |
dc.description | Orientador: Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar como o conhecimento didático esta sendo representado por meio da fotografia em livro didático do ensino fundamental das séries iniciais. Para isso utilizou-se como objeto de pesquisa o livro Projeto Coopera a ser utilizado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação (MEC) em 2016. As análises contaram com o aporte teórico da semiótica e da fotografia, utilizando-se procedimentos metodológicos de pesquisa documental descritiva exploratória e da análise semiótica. Como resultado comprovou-se a hipótese da pesquisa de que fotografias contidas nos livros didáticos estão sendo utilizadas de forma meramente ilustrativa, sem referenciar o contexto didático que acompanha as imagens. Por fim, infere-se que representar o conhecimento por meio da fotografia para estudantes deve ser feita de maneira adequada, se possível, por meio de um cuidado na representação do conteúdo de modo a levar em consideração análises críticas, como, por exemplo, as que provenham da Semiótica | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Semiotica - Análise | pt_BR |
dc.subject | Representação do conhecimento (Teoria da informação) | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | A fotografia como representação do conhecimento didático : uma abordagem semiótica | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |