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dc.contributor.advisorSeleme, Robson, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorNogueira, Mariana Paula Alvespt_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T17:47:51Z
dc.date.available2024-04-19T17:47:51Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40959
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Robson Selemept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 29/05/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 128-135pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os sistemas de transportes urbanos causam grande impacto no desenvolvimento das cidades e na qualidade de vida de seus habitantes. Um planejamento operacional eficiente traz benefícios sociais e econômicos para seus usuários. Tais melhorias podem ser alcançadas por meio da obtenção de dados precisos a respeito dos deslocamentos da população no seu dia a dia e de técnicas e métodos que ajudam a identificar a origem e o destino das suas viagens. Nesta pesquisa foi realizado um teste-piloto e um estudo de caso cujo objetivo é o de demonstrar a viabilidade operacional e as vantagens e desvantagens da utilização de um sistema de Identificação por Radiofrequência de Ultra Frequência (RFID UHF) como uma técnica de coleta dos dados a ser usada em estudos de padrão de viagem e comportamento dos passageiros de transporte público por ônibus. Para a compreensão do tema foi realizada uma revisão bibliográfica sobre conceitos, métodos e tipos de pesquisas utilizados na área de transporte e sobre a composição, funcionamento e restrições da tecnologia de RFID. Em seguida, realizou-se um estudo de caso em uma linha de ônibus de Curitiba, cujas fontes de informação foram uma pesquisa documental, uma entrevista a especialista e uma pesquisa de campo. Nesta última foram coletados, analisados e comparados dados obtidos a partir de quatro fontes: contagem por observação, pesquisa embarcada por abordagem, sistema de bilhetagem eletrônica e catraca. Nesta etapa foram reunidas também informações técnicas e comportamentais para utilização na etapa seguinte. Um sistema de RFID UHF foi então instalado em um ônibus da linha Intercampi da UFPR onde realizaram-se testes de leitura com o ônibus parado e em movimento. A partir dos resultados gerados pelo teste foi possível identificar a origem e o destino de 61% das viagens realizadas pelos usuários que participaram da pesquisa. Concluiu-se que, apesar da necessidade de ajustes e melhorias, a coleta de dados por meio de um sistema RFID UHF possui vantagens sobre as demais técnicas tradicionais, tais como uma maior amostra, precisão e facilidade do tratamento dos dados e possibilidade de acompanhamento do fluxo de passageiros em tempo real.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Urban transport systems have great impact on the development of cities and the quality of life of its inhabitants. An efficient operational planning brings social and economic benefits for its users. Such improvements can be achieved by obtaining accurate data about the population shifts in their day-to-day and by techniques and methods that help to identify the origin and destination of their trips. In this research we conducted a a pilot test and a case study whose goal was to demonstrate the operational viability and the advantages and disadvantages of using a Radio Frequency Identification System of Ultra Frequency (UHF RFID) as a data collection technique to be used in trips patterns and behavior studies of public transport bus passengers.. For the understanding of the topic was conducted a literature review about concepts, methods and types of research used in the transport area and about the composition, functioning and restrictions of RFID technology. Then, a case study was conducted on a bus line of Curitiba, whose sources of information were a documentary research, an interview to an expert and a field research. In this last one, it were collected, analyzed and compared data from four sources: manual passenger counts using traffic checkers, on-board survey, electronic ticketing system and electronic registering fareboxes. In this step, it was assembled some technical and behavioral information to be used in the next step. A UHF RFID system was then installed in a bus that operated an Intercampi bus route from UFPR where some reading tests were conducted with the bus stopped and moving. From the results generated by this test, it was possible to identify the origin and the destination of 61% of trips made by users who participated in the survey. We conclude that, despite the need for adjustments and improvements, the data collection with the use of UHF RFID system has advantages over other traditional techniques, such as a larger sample, accuracy and ease of data processing and the possibility of monitoring passenger flow in real time.pt_BR
dc.format.extent161 f. : il., algumas color., tabs., grafs., maps.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEngenhariaspt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectRadiofrequenciapt_BR
dc.titleUtilização da tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) na identificação da origem e do destino de passageiros de sistemas de transporte por ônibuspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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