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dc.contributor.advisorBridi, Maria Aparecida da Cruz, 1964-pt_BR
dc.contributor.advisorMortin, Benilde Maria Lenzipt_BR
dc.contributor.authorGomes, Eliandrapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-27T14:44:56Z
dc.date.available2020-02-27T14:44:56Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40956
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Maria Aparecida da Cruz Bridipt_BR
dc.descriptionCo-orientador: Profª. Drª. Benilde Maria Lenzi Motinpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 31/08/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências f.140-147pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Sociologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A educação representa uma parte significativa da carga orçamentária do Estado brasileiro. Na década de 1990, o Estado brasileiro promoveu políticas públicas de orientação neoliberal trazendo novas implicações para a educação e para o trabalho docente. Naquele contexto, foram reformas que abrangeram todo o sistema educacional, que reduziram e reorientaram os gastos com a educação. A EJA, através da LDB de 1996 adquiriu status de modalidade da educação básica, mas foi excluída do FUNDEF e desde então, vinha sendo conduzida através de políticas focais. Parte da literatura no Brasil, vem apontando que muitas das transformações nesse trabalho, tem resultado em um trabalho mais intensificado. Nesse contexto, objetivamos em nossa pesquisa, analisar as condições de trabalho dos professores da Educação Básica do Estado do Paraná, tomando como foco os professores que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Colombo. A partir de uma metodologia que envolveu visita as escolas que ofertam EJA, aplicação de entrevistas semiestruturada e análise qualitativa das entrevistas, o estudo mostrou que a condição de trabalhos dos professores é complexa. Esses professores trabalham em mais de uma escola, ministram mais de uma disciplina, trabalham longas jornadas para garantir uma remuneração digna, assumem turmas heterogêneas com relação à idade e transitam por todas as modalidades da educação básica. Palavra-chave: condições de trabalho, trabalho docente, educação de jovens e adultospt_BR
dc.description.abstractAbstract: Education is a significant part of the budgetary burden of the Brazilian state. In the 1990s, the Brazilian government has promoted public policies of neoliberal orientation bringing new implications for education and the teaching profession. In that context, reforms were covering the entire education system, which reduced and refocused spending on education. The EJA by LDE 1996 acquired basic education mode status, but was excluded from FUNDEF and since then had been conducted through focus policies. Of the literature in Brazil, it is pointing out that many of the transformations in this work has resulted in a more intensified work. In this context, we aim in our research, analyze the working conditions of teachers in the State of Parana Basic Education, taking as focus the teachers working with the Youth and Adult Education (EJA) in the city of Colombo. From a methodology that involved visiting schools that offer adult education, application of semi-structured interviews and qualitative analysis of the interviews, the study showed that the condition of work of teachers is complex. These teachers work in more than one school, teach more than one discipline, work long hours to ensure a good salary, take heterogeneous groups with respect to age and move through all types of basic education. Keyword: working conditions, teaching work, youth and adult educationpt_BR
dc.format.extent160f : . il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectProfessores - Condições de trabalhopt_BR
dc.subjectProfessor - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação para jovens e adultospt_BR
dc.titleEducação de Jovens e Adultos (EJA) e as condições de trabalho docente do município de Colombo/PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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