Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWernke, Giuclerpt_BR
dc.contributor.otherWojciechowski, Jaime, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-27T23:23:01Z
dc.date.available2021-12-27T23:23:01Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40868
dc.descriptionOrientador : Prof. Jaime Wojciechowskipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 18pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente artigo analisa as possibilidades da utilização de diferentes linguagens iconográficas no ensino da disciplina de Geografia, a exemplo das charges, histórias em quadrinhos, tirinhas e literatura de cordel, como um instrumento pedagógico e auxiliador nas aulas de Geografia e a sua interdisciplinaridade, possibilitando que essa prática pedagógica auxilie na aprendizagem, incentive a leitura, a escrita e o raciocínio lógico. Neste entendimento, vale a pena salientar que a competência da leitura dos alunos dentro desse processo de uma aprendizagem cognitiva se faz mediante a diversificação das metodologias de ensino, e dentro dessa diversificação fica clara a real contribuição que o trabalho desenvolvido trás ao educando. Possibilitando o desenvolvimento de um raciocínio lógico, relacionado com o desempenho de uma leitura mais dinâmica do contexto social em que está inserido apresentado nas charges, histórias em quadrinho, tirinhas e literatura de cordel, como foi o caso do trabalho aqui apresentado. Uma vez que o estudo da Geografia está relacionado com um elevado grau de dependência da leitura, interpretação, escrita e possibilitando ainda a formação de um sujeito preocupado com as questões econômicas, culturais e sociais de sua sociedade. A metodologia aplicada em sala de aula foram a análise e produção de charges, tirinhas, histórias em quadrinhos e literatura de cordel abordando os temas relacionados às três Revoluções Industriais e seus efeitos na sociedade nas esferas local, regional e mundial. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Geografia com o desenvolvimento de diferentes atividades onde foram empregadas as linguagens iconográficas apresentadas. Os resultados dos trabalhos desenvolvidos demonstraram uma boa receptividade pelos alunos que participaram ativamente de todas as atividades propostas e desenvolvidas.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (18 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistorias em quadrinhospt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.titleO uso de diferentes linguagens iconográficas no ensino de Geografiapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples