Mídias inseridas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de ensino fundamental I
Resumo
Resumo: A ideia central do projeto "Mídias inseridas no processo de ensinoaprendizagem dos alunos de Ensino Fundamental l" surgiu da permanente preocupação da autora com relação à desigualdade social e da certeza de que a escola é o melhor local para crianças e jovens receberem orientações para assimilar as transformações sociais advindas das novas tecnologias, o que pode ser alcançado com o uso das mídias, associado à criatividade do professor. O
projeto teve como objetivos identificar o porquê de alguns professores da Escola Municipal Guilherme Ceolin, localizado à rua Cassiano Ricardo ,834, Vargem Grande, em Pinhais-Paraná, mostrarem resistência ao uso das mídias; proporcionar aos alunos conhecimentos gerais sobre mídias e possibilitar uma dinâmica interativa de trabalho na sala de aula; utilizar nas aulas de língua portuguesa e Matemática recursos midiáticos como apoio para o processo de aprendizagem dos alunos de Ensino Fundamental l. O fato de a população do entorno da escola ser caracterizada por intensa sociabilidade entre a vizinhança, foi primordial no alcance dos objetivos almejados pela educomunicação. As análises comparativas mostraram que o
projeto atingiu seu propósito, pois os professores que já utilizavam esses instrumentos participaram ativamente das discussões, incentivaram os que se mostravam reticentes. Também os alunos foram estimulados através do diálogo, fazendo com que o interesse natural pela informação despertasse um grande desejo por mais informações, podendo-se esperar bons resultados