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dc.contributor.advisorBranco, Veronica, 1947-
dc.contributor.authorOliveira, Helainne Robertha Alves de
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2015-12-14T18:58:03Z
dc.date.available2015-12-14T18:58:03Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/40594
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Verônica Branco
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 22/06/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 135-138
dc.descriptionÁrea de concentração : Teoria e prática de ensino
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar os impactos na aprendizagem da leitura de textos de histórias em quadrinhos (HQs) realizada com alunos de 3º ano do ensino fundamental, fundamentada em uma visão interacionista da linguagem. Como embasamento teórico, os autores que contribuíram com as suas discussões sobre o ensino-aprendizagem desse tema, foram: Vygotski (1998, 2005) no que diz respeito à aprendizagem, Bakhtin (2003, 2006) com sua produção sobre a linguagem, Marcuschi (2001, 2008) com as suas discussões sobre os gêneros textuais, Soares (1999, 2005) com o conceito de letramento, e Solé (1998) sobre as habilidades de compreensão leitora, entre outros. A metodologia empregada foi a pesquisa-ação, na qual a pesquisadora realizou algumas intervenções, empregando uma seqüência didática voltada para o trabalho com o gênero HQs em práticas de leitura. O percurso metodológico foi dividido em três momentos: o primeiro foi o diagnóstico da turma; o segundo, as intervenções e, por último, as análises das atividades desenvolvidas. A coleta de dados foi realizada utilizando a filmagem das aulas e o diário de campo da pesquisadora. A análise das atividades realizadas em sala de aula demonstrou a importância do ambiente escolar em possibilitar a interação entre os indivíduos, para que eles possam socializar o conhecimento na compreensão de que a linguagem ocorre a partir das relações interpessoais, por meio dos enunciados produzidos pelos indivíduos durante as situações comunicativas. Os estudantes foram colocados em situações de uso da linguagem durante as aulas e puderam reconhecer a importância da linguagem como um instrumento de comunicação social, por meio da oralidade e da escrita. Constatamos que o gênero história em quadrinhos é instigante e interativo no âmbito da leitura, porém complexo e trabalhoso para alunos no início do 3º ano do ensino fundamental por exigir desenvolvimento prévio do gênero narrativo como suporte para a produção escrita. Palavras-chave: História em quadrinhos. Leitura. Interação.
dc.description.abstractAbstract: This research aimed to analyze the impacts on learning to read texts of comics (comic book) held with students from 3rd year of primary school, based on an interactionist view of language. As a theoretical basis, the authors who contributed their discussions of the teaching-learning of this theme were: Vygotsky (1998, 2005) connected to learning, Bakhtin (2003, 2006) with his production on the language, Marcuschi (2001, 2008) with his discussions on the textual genres, Soares (1999, 2005) with the concept of literacy, and Sole (1998) as regards the skills of understanding reader, among others. The methodology used was the actionresearch, in which the researcher performed some operations, employing a didactic sequence pointing to the work with the genre books in reading practices. The methodology has been divided into three stages, the first of which was the diagnosis of the class, the second the interventions and finally the analysis of activities. The data collection was executed using the recording of classes and the field diary of researcher. The analysis of the activities executed in the classroom has shown the importance of the school environment enabling the interaction between individuals, so that they can socialize the knowledge and understanding that the language occurs from the interpersonal relations, by means of the statements produced by individuals during the orality and writing. We see that the gender history in comics is thought provocative and interactive in the context of reading, however complex and hardworking for students at the beginning of the 3rd year of the elementary school by requiring prior development of narrative genre as support for written production. Keywords: Comics. Reading. Interaction.
dc.format.extent157 f. : tabs., algumas color., grafs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação
dc.titleA história em quadrinhos e suas facetas : práticas de leitura no 3º ano do ensino fundamental
dc.typeDissertação


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