Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Anadalvo Juazeiro dos
dc.contributor.authorRibeiro, Rodrigo Medeiros
dc.contributor.otherAbildtrup, Jens
dc.contributor.otherTimofeiczyk Junior, Romano
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal
dc.date.accessioned2015-12-10T22:37:04Z
dc.date.available2015-12-10T22:37:04Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/40460
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Anadalvo Juazeiro do Santos
dc.descriptionCo-orientador : Prof. Dr. Jens Abildtrup
dc.descriptionCo-orientador : Prof. Dr. Romano Timofeiczyk Junior
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal. Defesa: Curitiba, 20/03/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 67-72
dc.descriptionÁrea de concentração : Economia e politica florestal
dc.description.abstractResumo: Este estudo foi realizado região de Curitiba, localizada no estado do Paraná, sul do Brasil. O objetivo foi de realizar a caracterização dos montanhistas e levantar suas preferências em relação aos serviços ofertados pela atividade de montanhismo, considerando as diversas áreas disponíveis para a prática do esporte. Por meio da metodologia do Experimento de Escolha (EE), é possível inferir a Disposição a Pagar (DAP) dos usuários, posteriormente utilizada como um indicador que revela quanto os montanhistas pagariam por possíveis melhorias nos percursos e melhores maneiras de administração das trilhas. Uma amostra de 173 praticantes de montanhismo foi analisada. Observou-se que a maior parcela concentra-se na região de Curitiba, se constitui de homens, esses habitam em sua maioria em casas e estão em uma classe de idade entre 18-29 anos. Ainda sobre os usuários, foi observado que 53% possui ensino superior completo, 34% se constituem de funcionários de empresa privada e 77% possuem renda até 5 salários mínimos. A maior frequência de visitação foi encontrada para o morro do Anhangava. Sobre a continuidade de investimentos em áreas verdes, uma maioria de 98% é de acordo. As principais justificativas foram: melhora da qualidade de vida e manutenção das paisagens/trilhas. Na estimativa das preferências por meio do EE, foi encontrado como atributo mais relevante, quando na avaliação de um lugar para prática de montanhismo, a quantidade de pessoas durante uma trilha. Em segundo grau de importância, foi identificada como sendo a qualidade desses percursos. Para as variáveis comprimento da trilha e dificuldade, foram observados valores negativos, ou seja, não possuem utilidades representativas. Finalmente, os montanhistas estariam dispostos a pagar até R$16,50 por uma trilha que não fosse lotada e R$ 4,84 por um trilha de boa qualidade. Espera-se que essas informações sejam valiosas para o futuro da gestão das áreas de montanhismo, ou ainda, sirvam de apoio para estudos de valoração ambiental em outras áreas, a fim de permitir aos gestores um destino mais adequado dos recursos. Keywords: Disposição a pagar, Experimento de Escolha, Valoração ambiental.
dc.description.abstractAbstract: This study was conducted region of Curitiba, state of Paraná, southern Brazil. The aim was to characterize the mountaineers and find their preferences regarding the services offered by the mountaineering activity, considering the various areas available for the sport. Using the methodology Choice Experiment (EE), it is possible to infer the Willingness to Pay (WTP) of users, then use that as an indicator that reveals how much climbers would pay for possible improvements in the routes or for better ways of administering the tracks. A sample of 173 practicing mountaineering was analyzed. It was observed that the largest share is concentrated in the region of Curitiba, composed of men; they live mostly in homes and are in a class of age in 18-29. About the users, it was observed that 53% have completed higher education, 34% are constituted of private company employees and 77% have income up to five minimum salaries. The highest frequency of visitation was found for the Anhangava hill. For the continuity of investments in green areas, a majority of 98% agrees. The main reasons were that improves quality of life and maintenance of landscapes / tracks. About the estimation for the preferences through EE, it was found as the most important attribute when the evaluation of a place to practice mountain climbing, is the amount of people during a track. In a second moment of importance, has been identified as the quality of these tracks. For variable length and difficulty of the trail, negative values were observed, ie, have no representative utilities. Finally, the climbers would be willing to pay up to R$16.50 for a track that was not crowded and R$ 4.84 for a trail of good quality. It is expected that this information is valuable for the future of mountain areas concerning their management, or even serve as a support for environmental valuation studies in other areas, in order to allow managers a more appropriate use of funds. Keywords: Choice Experiment, Environmental valuation, Willingness to pay.
dc.format.extent85 f. : il. algumas color., tabs., grafs., maps.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectTrilhas
dc.subjectCaminhada em trilhas - Curitiba (PR)
dc.subjectCuritiba (PR) - Areas de recreação
dc.titleDemanda por montanhismo na região metropolitana de Curitiba : método de experimento de escolha
dc.typeDissertação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples