O uso da hipermídia no ensino de física : possibilidades de uma aprendizagem significativa
Resumo
Resumo: Este trabalho traz discussões acerca do contexto da atual sociedade, suas mudanças, sua cultura, seus mecanismos de poder e o uso de ferramentas computacionais na escola. Foi realizada uma análise das possibilidades do uso da hipermídia, incluindo simulações, em busca de uma aprendizagem significativa. Na investigação foram usados sites da Internet no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos físicos do conteúdo de gravitação universal com alunos do primeiro ano do Ensino Médio regular de Curitiba. O objetivo principal é o de avançar no entendimento, nas possibilidades e limitações, que o uso da hipermídia oferece na mudança da estrutura cognitiva (subsunçores) dos estudantes, usando como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa com quatro alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), antigo CEFET-PR. O estudo dividiu-se em 3 fases: um Pré-teste, seis encontros com o uso da Internet e um Pós-teste, de forma a observar o desenvolvimento dos alunos ao tratar dos conceitos estudados. Tal procedimento durou vinte dias e confirmou a hipótese de que o uso da Internet é capaz de modificar subsunçores, no sentido de que o subsunçor "força" que os alunos tinham foi ampliado e passou a se relacionar com mais situações do que antes da instrução. O próprio planejamento desenvolvido para essa análise pode possibilitar que outros professores avaliem seus alunos tendo noção da estrutura cognitiva dos estudantes e os instruam sobre os conceitos de gravitação universal. Os resultados também sugerem que o uso da hipermídia em sala oferece e potencializa alguns perigos, principalmente os relacionados com o conceito de panóptico desenvolvido por Michel Foucault, mas também oportuniza inúmeras possibilidades. Abstract: This work discuss the context of the current society, its changes, its culture, its power mechanism and the computational tools used in school. An analysis was realizate about the possibilities of hipermidia's use, including simulations, in search of a meaningful learning. In the investigation, Internet's sites was used in the teach-learning process of physics' concepts related with the universal gravitation's content in a classroom with students about 14-15 years old in first grade's second school from Curitiba, Brazil. Questions about teaching of physics and teachers graduation are also present. The first aim is advance in the compreension, possibilities and limitations, that the hipermedia's use offers to change the students' cognitive structure (subsumers), using as referential David Ausubel's Theory of Meaningful Learning. For this it's develop a researh with four students from Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), old CEFET-PR. The study was conducted in 3 phases: a pre-test application, work with six activities using Internet and a post-test, in way of observe the students' devolpment when they work with the studied concepts. This procedure lasted 20 days and confirm the hypotheses that Internet's use can modify subsumers, in the way that subsumer "force" was extended and passed to relate with more situations than before the instruction. The research planning can make possible that another teachers evaluate their pupils to have notions of their students' cognitive strucutre and teach them about universal gravitation's concepts. The results also suggest that hipermidia's use in classroom offers and intensify some dangers, mainly the related with Panoptic concept developed by Michel Foucault, but also offers innumerable possibilities.
Collections
- Teses & Dissertações [9330]