Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMichelotto, Regina Maria, 1941-pt_BR
dc.contributor.otherFaria, José Henrique de, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorFerreira, Lice Helenapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T19:53:22Z
dc.date.available2022-11-10T19:53:22Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/4026
dc.descriptionOrientadora: Regina Maria Michelottopt_BR
dc.descriptionCo-orientador: José Henrique de Fariapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem por objetivo analisar os mecanismos de controle da organização capitalista contemporânea, presentes na gestão das escolas públicas do Paraná, no período de 1995-2002. Busca-se estabelecer os nexos existentes entre as práticas de produção, organização e disseminação ideológica, utilizadas pela gestão central da Secretaria de Estado da Educação, e o movimento do capitalismo, face à crise que se instalou no último quarto do século XX. Dessa forma, a partir da delimitação de um conceito de Estado, procede-se a uma análise sobre o Estado capitalista contemporâneo, a fim de configurar o movimento histórico que torna internacionalmente hegemônico o projeto neoliberal; da reestruturação capitalista decorre a reforma gerencial do Estado brasileiro. Para compreender a supremacia do projeto neoliberal do Brasil, adentrou-se no período da transição democrática (são analisadas as décadas de 1980 e de 1990). Como a nova administração pública, advinda da reforma gerencial, circunscreve-se nos pressupostos da administração da empresa capitalista, são transpostos, também, para esta, os seus mecanismos de controle. Conclui-se que o governo do Paraná, no período estudado, constitui-se em uma administração pública alinhada ao ideário neoliberal do governo federal e dos organismos internacionais e, como tal, passa a administrar a educação sob os mesmos pressupostos. Estes se materializam na forma posta de descentralização, autonomia e participação, premissas que permeiam a reorganização técnico-administrativa da Secretaria de Estado da Educação. Dentro deste projeto, a gestão escolar assume centralidade e, ideologicamente, é denominada de "Gestão Compartilhada" (1995-1998) e de "Gestão Participativa por Resultados" (1992-2002). Na subjacente tecnologia de gestão comportamental, os profissionais da educação pública paranaense, em especial os diretores escolares, são submetidos aos esquemas de controle para o gerenciamento da subjetividade.pt_BR
dc.description.abstractResumén: Esta investigación tiene por objetivo analizar los mecanismos de control de la organización capitalista contemporánea, presentes en las escuelas públicas de Paraná, en el periódo de 1995-2002. Se recoge establecer los nexos existentes entre las prácticas de producción, organización y diseminación ideológica, utilizadas por la gestión crentral de la Secretaría de Estado de la Educación, y el movimiento del capitalismo, faz a la crisis que se instaló en el último cuarto del siglo XX. De esa forma, a partir de la delimitación de un concepto de Estado, se procede un análisis sobre el Estado capitalista contemporáneo, al efecto de configurar el movimiento histórico que hace internacionalmente hegemónico el proyecto neoliberal; de la reestructuración capitalista transcurre la reforma gerencial del Estado brasileño. Para comprender la supremacía del proyecto neoliberal de Brasil, se adentró en el periodo de la transición democrática (son analizadas las décadas de 1980 y de 1990). Como la nueva administración pública, advenida de la reforma gerencial, se limita en las suposiones de la administración de la empresa capitalista, son transpuestos, también para esta, sus mecanismos de control. Se concluye que el gobierno de Paraná en el periodo estudiado, se constituye en una administración pública alineada al ideario neoliberal del gobierno federal y de los organismos internacionales y como tal, pasa a administrar la educación bajo las mismas supocisiones. Estos se materizlizam en la forma puesta de descentralización, autonomía y participación, premisas que permean la reorganización técnico-administrativa de la Secretaría de Estado de la Educación. Dentro de este proyecto, la gestión escolar asume centralidad e ideologicamente, es denominada de "Gestión Compartida" (1995-1998) y de "Gestión Participativa por Resultados" (1992-2002). En la subyacente tecnología de gestión comportamental, los profesionales de la educación pública paranaense, en especial los directores escolares, son sometidos a los esquemas de control para el gerenciamento de la subjetividad.pt_BR
dc.format.extentviii, 204 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolitica e educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Política públicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs mecanismos de controle da organização capitalista contemporânea na gestao escolar pública paranaense (1995 - 2002)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples