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dc.contributor.advisorCosta, Marta Moraes dept_BR
dc.contributor.authorLottermann, Claricept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-07-10T20:59:46Z
dc.date.available2020-07-10T20:59:46Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/4024
dc.descriptionOrientadora: Marta Moraes da Costapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Letras. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar que, na obra literária de Lygia Bojunga, a representaçao da morte está associada a uma recorrente tensao com a criaçao artística. Além disso, propoe-se a analisar como a morte é focalizada na literatura infantil e juvenil brasileira contemporânea, traçando um panorama de obras e escritores brasileiros que abordam o tema. Dividido em quatro capítulos (e tres apendices), o trabalho busca apoio teórico nas obras de Eliade (1992), Bachelard (1970; 2001; 2002), Durand (1989), Chevalier e Gheerbrant (1999), Eco (2003), Derrida (1997), Lima Lins (1979), Atwood (2004), Ziegler (1977), Rodrigues (1983), Becker (1995), dentre outros. No primeiro capítulo, apresenta-se um panorama da literatura infantil e juvenil brasileira contemporânea, analisando-se aproximadamente trinta obras ficcionais e verificando-se como estas abordam o tema da morte. Vistos sob o prisma didático, conclui-se que tais obras atuam como agentes de iniciaçao dos jovens leitores: através da leitura, crianças e jovens sao inseridos nos mistérios da morte.A partir do segundo capítulo, a análise incide especificamente sobre a obra de Lygia Bojunga. Neste, faz-se um quadro geral de sua produçao no que diz respeito rs representaçoes da morte. Percorrendo suas obras ficcionais, observa-se que a preocupaçao com a revivescencia e a continuidade é constante e que o processo criativo da escritora mantém profunda relaçao com a imagem da morte. No terceiro capítulo, o estudo recai sobre o entrecruzamento entre a morte e os sonhos, nas obras Corda bamba, O sofá estampado, O abraço e Retratos de Carolina. Espécie de rito de passagem, os sonhos sao fundamentais para a compreensao da morte, para a vivencia e superaçao do luto e para a organizaçao da estratégia narrativa. No último capítulo sao focalizados, de modo especial, os textos "A troca e a tarefa", O meu amigo pintor, Nós tres e Retratos de Carolina. Neste, a discussao volta-se para as imbricaçoes entre a morte e a arte, salientando-se a importância da criaçao artística nas obras da autora. Ao representar a arte como uma forma possível de resistir r aniquilaçao, como perpetuaçao e registro do tempo, a obra ficcional de Lygia Bojunga caracteriza-se como ímpar no universo da literatura infantil e juvenil brasileirapt_BR
dc.format.extent202f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleEscrever para armazenar o tempo : morte e arte na obra de Lygia Bojungapt_BR
dc.typeTesept_BR


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