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dc.contributor.advisorEdwards, Claudio Marcelopt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Fabio Marcel Villar, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finançaspt_BR
dc.date.accessioned2021-11-04T16:20:32Z
dc.date.available2021-11-04T16:20:32Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40194
dc.descriptionProfessor Orientador: Claudio Marcelo Edwardspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Contabilidade e Finançaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A hipótese de uma escolha racional é, para a Economia Clássica, aquela que maximiza o retorno a ser obtido. Para tanto, o indivíduo tomador de decisão avalia de forma precisa cada situação, considerando todas as alternativas e seus resultados, para assim escolher a solução ótima. Em relação a valores monetários, o comportamento racional se traduz na figura do investidor que analisa os ativos financeiros tomando por base elementos como risco e retorno, por meio de modelos como o CAPM (Capital Asset Pricing Model). Apesar de bastante atraente, o comportamento perfeitamente racional não se observa na prática, pois o ser humano tem suas escolhas influenciadas por fatores subjetivos, o que leva a atitudes que não maximizam os retornos. Nesse sentido, é possível verificar a ocorrência de anomalias de mercado, isto é, situações que não seguem um padrão lógico. Estas, mesmo sendo frequentes em magnitude e ocorrência, não são incorporadas nas expectativas dos agentes, tornando possível a obtenção de retornos anormais em relação ao retorno do mercado. No Brasil, entre os períodos de 2006 e 2012 (abrangência desta pesquisa), os fenômenos de anomalia de mercado foram analisados por meio dos índices Ibovespa, Small Cap e Mid-Large Cap. O primeiro foi utilizado como referência para o retorno normal do mercado, enquanto os demais foram tratados como possíveis fontes de retornos anormais. Como resultado, o Efeito Tamanho, o Efeito Janeiro e o Efeito Dia da Semana foram observados de forma isolada, o que não permite generalizar sua ocorrência para o mercado brasileiro no intervalo analisado.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (51 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.titleAnomalias de mercado : uma análise do mercado brasileiro entre os anos de 2006 e 2012pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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