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dc.contributor.advisorBahl, Miguel, 1956-
dc.contributor.authorSimon, Priscila
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismo
dc.date.accessioned2015-11-27T14:53:29Z
dc.date.available2015-11-27T14:53:29Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/40131
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Miguel Bahl
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa: Curitiba, 25/06/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 102-106
dc.description.abstractResumo: São diversos os segmentos estudados no meio acadêmico voltados ao Turismo. Constantemente novos atrativos são criados ou formatados para públicos específicos. A seguinte pesquisa tem como foco o estudo sobre um evento em preciso: o Anime Friends e de seus participantes, ambos influenciados pela cultura japonesa. Considerado o maior evento da América Latina desse estilo, buscou-se descrever suas características e peculiaridades, estas responsáveis por atrair a "tribo urbana" dos otakus. Considera-se importante conhecer essa demanda, pois são poucos os estudos sobre os mesmos dentro do meio acadêmico voltados para o turismo, apesar do crescimento de eventos direcionados para eles. Esses indivíduos são admiradores e influenciados pelas mídias japonesas Anime e Mangá. O principal objetivo da pesquisa foi o de analisar a motivação dos participantes do Anime Friends visando compreender o que atrai os mesmos para viajarem e participarem do evento. Para tanto, utilizou-se como procedimentos metodológicos a observação participante no evento, desenvolvendo um caderno de anotações, esse realizado desde a primeira participação em 2009, além de registro fotográfico. Para a coleta de dados optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas utilizando-se um gravador portátil para facilitar a transcrição das falas. Os resultados obtidos mostraram que as singularidades encontradas no evento, que formam um "universo próprio" é um dos fatores que mais atrai e motiva a demanda. Posteriormente espera-se que os dados e informações adquiridas auxiliem aos atores ligados ao Turismo na identificação do potencial de tal demanda e de eventos para melhorar os produtos ofertados, como também estimular a pesquisa no meio acadêmico de Turismo sobre esse assunto. Palavras-chave: Turismo de eventos; Motivação; Cultura japonesa; Anime; Mangá; Otaku.
dc.description.abstractAbstract: There are many segments studied in academia context facing Tourism. Constantly new attractions are created or formatted for specific audiences. The following research focuses on the study of the Anime Friends event and the participants, both influenced by Japanese Culture. Considered the largest event in Latin America in this sphere, as with, analyzing its characteristics and peculiarities, these were responsible for attracting the urban tribe of otaku. It's justified to be important to know that demand, because there are few studies about them within the academic environment facing the tourism, despite the growth of events targeted to them.These people are admirers and influenced by Japanese Anime and Mangá media. The main objective of the research was to analyze the motivation of the participants of the Anime Friends in order to understand what attracts them to travel and participate in the event. Therefore, if used as methodological procedures participant observation at the event, developing a notebook, that carried out since the first participation in 2009, and photographic record. To collect data it was decided to carry out semi-structured interviews using a portable recorder to facilitate the transcription of the speeches. The results showed that the singularities found at the event, which form a "universe itself" is one of the factors that attracts and motivates the demand. Later it is expected that the data and information acquired assist the actors related to tourism in compression such demand and events to improve the products offered, also stimulate research in academia Tourism on this subject. Key-words: Event Tourism; Motivation; Japonese Culture; Anime; Mangá; Otaku.
dc.format.extent126 f. : il., algumas color.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectTurismo
dc.titleAnime friends e turismo : universo otaku e motivação da demanda
dc.typeDissertação


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