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dc.contributor.advisorCampos, Marília Andrade Torales, 1958-
dc.contributor.authorChudzij, Vera Lúcia Fófano
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2015-11-27T16:20:54Z
dc.date.available2015-11-27T16:20:54Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/40087
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Marília Andrade Torales Campos
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 17/07/2015
dc.descriptionInclui referências: f.142-147
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa toma por objeto de estudo o papel e a identidade do Pedagogo na Escola de Tempo Integral. Foram pesquisadas sete escolas da rede municipal de ensino de Curitiba, tendo em vista a larga tradição do município em relação à ampliação das jornadas escolares. A problemática abordada foi escolhida devido às mudanças percebidas pela pesquisadora em relação ao papel desempenhado pelo pedagogo nas escolas municipais de Curitiba ao longo do processo de implementação das escolas de Educação Integral. Assim, se estabeleceu como objetivo geral a análise do papel e da identidade dos pedagogos que atuam nas escolas de tempo integral, considerando a emergência de um novo contexto educacional. A metodologia utilizada corresponde às necessidades de um estudo de corte qualitativo, fundamentado em autores como: Bardin (1977), Minayo (2000), Strauss e Corbin (2008). Após definida a metodologia foi necessária a construção de um marco teórico conceitual capaz de sustentar a análise dos dados. Este referencial se dividiu nas seguintes temáticas: Educação Integral e formação/atuação dos pedagogos escolares. Para o estudo da Educação Integral foram utilizados os autores: Jaqueline Moll (2012), Miguel Arroyo (2004), Verônica Branco (2012), Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho (2009), Jamerson Antônio de Almeida da Silva (2012), Katharine Nínive Pinto Silva (2012) e documentos oficiais do MEC (2013). As leituras referentes à área pedagógica se basearam nos autores: José Carlos Libâneo (1999, 2001, 2002, 2004, 2006), José Contreras (2002), Selma Garrido Pimenta (2002), Nereide Saviani (1994), Vera Candau (2011). Para acessar os dados do campo empírico foi utilizado como instrumento um questionário com questões abertas, elaboradas a partir de quatro eixos norteadores: formação inicial e continuada; carreira profissional; rotinas escolares; e avaliação do papel do pedagogo na escola. Com o tratamento das informações coletadas pôde-se elaborar os principais resultados obtidos à luz do diálogo teórico e crítico sobre a realidade. No eixo formação observou-se que a formação inicial difere de acordo com a época e local em que os sujeitos da pesquisa foram formados e, em relação à formação continuada, houve uma avaliação positiva da formação ofertada pela mantenedora. Em relação à carreira profissional, foi possível observar mudanças significativas a partir do depoimento das pedagogas. No eixo rotinas escolares, em boa medida se identificou alterações, devido ao impacto da ampliação do tempo de permanência dos estudantes nas escolas. No eixo avaliação do papel do pedagogo na escola de tempo integral foi possível perceber que houve mudanças significativas que acarretam dificuldades no desempenho profissional do pedagogo, principalmente devido ao acúmulo de atividades que decorrem das demandas cotidianas. Palavras-chave: Educação Integral. Papel do pedagogo. Formação inicial e continuada.
dc.description.abstractAbstract: The present research takes up as an object of study the role and the identity of the educator in Full-Time Schools. Seven municipal schools of Curitiba were surveyed, taking into account the long tradition of the municipality in the extension of school hours. This issue was chosen due to the changes observed by the researcher in relation to the role of the educator in the municipal schools of Curitiba during the implementation of Full-Time Schools. Considering the need of a new educational context, it was established, as the general objective, the analysis of the role and identity of educators who work in Full-Time schools. The chosen methodology meets the needs of a qualitative study, based on authors such as: Bardin (1977), Minayo (2000), Strauss and Corbin (2008). After defining the methodology, the construction of a conceptual theoretical framework, able to support analysis of the data, was required. This framework was divided into the following themes: Full-Time Education and training / performance of school educators. For the study of Full-Time Education, these authors were used: Jaqueline Moll (2012), Miguel Arroyo (2004), Veronica Branco (2012), Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho (2009), Jamerson Antonio de Almeida da Silva (2012), Katharine Nínive Pinto Silva (2012) and also official documents from MEC (2013). The readings, regarding the pedagogical area, were based on authors such as: José Carlos Libâneo (1999, 2001, 2002, 2004, 2006), José Contreras (2002), Selma Garrido Pimenta (2002), Nereide Saviani (1994), Vera Candau (2011). As an instrument to access the empirical field data, a survey with open questions was used, drawn out of four guiding principles: initial and continuous education; professional career; school routines; and evaluation of the role of the educator at school. Through the processing of the collected information, the main results could be drawn upon the theoretical and critical dialog about reality. In formation, it was observed that the initial training differs according to the time and place where the individuals were formed and, concerning continuous education, there was a positive evaluation of the offered training by the sponsor. Regarding career, it was possible to observe significant changes out of the educators' statements. About school routines, changes were largely identified due to the impact of the expansion of students' length of stay in schools. Considering evaluation of educator's role in Full-Time Education, it was possible to notice significant changes that led to difficulties in the educator's professional performance, mainly due to the accumulation of everyday tasks. Keywords: Full-Time Education. Role of Educator. Initial and Continuous Education.
dc.format.extent157 f. : il., algumas color., tabs., maps.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação
dc.titleO papel e a identidade dos pedagogos das escolas de educação integral no município de Curitiba
dc.typeDissertação


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