Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Iara Bemquerer, 1948-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Rosita Maria Bastos dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-18T16:03:25Z
dc.date.available2020-05-18T16:03:25Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40036
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Iara Bemquerer Costapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 16/04/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f.163-166pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa configura-se como estudo do texto escrito produzido por alunos do Ensino Médio (1º., 2º. e 3º. Anos) e tem como objetivo central a caracterização da dissertação argumentativa no que diz respeito à estrutura argumentativa e os níveis estruturais de argumentação que se fazem presentes de modo mais recorrente em cada uma das séries. O corpus de pesquisa constitui-se de textos produzidos por alunos dos três anos do Ensino Médio. Através de um instrumento de pesquisa, alunos de três colégios públicos da cidade de Ponta Grossa-PR produziram dissertações argumentativas a respeito de um tema. A proposta de redação era a mesma para os alunos dos três anos desse nível escolar. Assim feito, objetivou-se observar o comportamento do aluno-escritor ao apoiar seu ponto de vista através de argumentos. A rede que se tece ao sustentar uma tese pode se dar com arranjos variados da estrutura argumentativa. Na pesquisa aqui realizada, a estrutura argumentativa é tida como uma unidade de organização do texto, referenciada como sequência argumentativa. O apoio teórico fundamentou duas perspectivas do trabalho: uma voltada para a estruturação argumentativa dos textos em análise e outra que aponta para a situação de variação na configuração da estrutura, o que permitiu averiguar, conforme parâmetro proposto, níveis diferenciados de argumentação. A pesquisa fundamentou-se nas perspectivas teóricas de sequência textual, em especial a argumentativa, proposta por Jean Michel Adam (2008), e no modelo de estrutura argumentativa de Stephen E. Toulmin (2006), compondo-se, das duas abordagens, um modelo para a análise da argumentação na perspectiva estrutural. Em relação aos níveis de estruturação argumentativa, pauta-se a discussão através de pesquisadores como Coirier e Golder (1993, 1996), Pinheiro e Leitão (2007), Barroso (2007) em cujos trabalhos encontram-se respaldo e orientação para se estabelecer tais níveis. Na análise dos textos, verificaram-se formas diferenciadas de estruturação que podem representar, nos textos analisados, níveis graduais de complexidade argumentativa, de um nível básico cuja ação estruturante é apresentar uma tese e justificá-la com apenas um argumento a uma organização em que se admitem outros pontos de vista, com eles dialoga e que pode ser observado pela estrutura que incorpora contraposições, restrições. Palavras-chave: Texto escrito escolar, ensino médio, estrutura argumentativa, sequência textual, níveis de estruturação argumentativa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research studies written texts produced by high school students from the 1st, 2nd and 3rd years aiming to characterize the argumentative structure of the argumentative essay genre. The investigation focuses in particular the most frequent structural levels present in the texts produced by students of each school grade. The research corpus consists of texts produced by students of three years of high school. Through a research tool, three public schools students in the city of Ponta Grossa-PR produced argumentative texts on a theme. The proposed wording was the same for students of the three years of this school level. The objective was to observe the student-writer's behavior to support your point of view by arguments. The network that weaves to sustain a thesis can occur with varying arrangements of argumentative structure. In the research conducted here, the argumentative structure is taken as a text organization unit, referred to as argumentative sequence. The theoretical framework supported two perspectives of the study: one perspective concerns the argumentative structure of the genre analyzed while the other perspective refers to the variation situation in the structure configuration, which allowed, according to the proposed parameter, the identification of different levels of argumentation. The research was based on theoretical perspectives of textual sequence, in particular the argumentative perspective proposed by Jean Michel Adam (2008) and on the argumentative structure by Stephen E. Toulmin (2006); the two approaches constitute the model for the analysis of argumentation in the structural perspective. The discussion about the argumentative structure levels is based on researchers such as Coirier and Golder (1993, 1996), Pinheiro and Leitão (2007), Barroso (2007) who provide support and orientation for the establishment of such levels. The analysis demonstrates that there are different forms of structuring. These different forms of structure can represent gradual levels of argumentative complexity, from a basic level whose structuring action presents a thesis and justifies it with only an argument, to an organization that admits other points of view and dialogues with them; and that in structural terms can be observed in the structure that presents contrasts and restrictions. Keywords: Written school texts, high school, argumentative structure, textual sequence, argumentative structure levels.pt_BR
dc.format.extent170 f. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino secundáriopt_BR
dc.subjectComunicaçao escrita e impressapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.titleArgumentação : uma análise da organização textual em produções escritas de ensino médiopt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples