Capacidades relacionais em cooperações para desenvolvimento de tecnologias com e sem fins lucrativos
Resumo
Resumo: As capacidades relacionais permitem que organizações que cooperam entre siadquiram habilidades, troquem informações e aprendam constantemente, para criar estruturas, gerenciar conflitos, promover confiança e gerar valor. Esta tese comparou similaridades e distinções das dimensões das capacidades relacionais em cooperações para o desenvolvimento de tecnologias com e sem fins lucrativos. Para tanto, construiu-se a revisão de literatura, que abordou os temas: tecnologia, cooperações entre organizações e capacidades relacionais. A seguir, propôs-se um esquema teórico, a partir de outros estudos na área, definindo dimensões, componentes e atributos para as capacidades relacionais. Com a etapa teórica construída, delineou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva, com análise de dez organizações que cooperavam para o desenvolvimento de tecnologia, divididas entre com e sem fins lucrativos.O tratamento de dados incluiu análise de conteúdos e criação de mapas cognitivos, para descrever a ocorrência das dimensões das capacidades relacionais nas organizações pesquisadas, além de quadros e gráficos comparativos, para identificar as similaridades e distinções intra e intergrupos. As dimensões das capacidades relacionais foram percebidas em todos os casos analisados. Porém, nem todos os componentes definidos a priori foram identificados. Similaridades e distinções foram detectadas em todas as dimensões analisadas, mas não em todos os componentes. Os dois grupos pesquisados assemelharam-se em vários pontos, como a necessidade por confiança, comunicação e adaptação às necessidades do parceiro. Entre as distinções, citaram-se os benefícios obtidos nas ações de coordenação, a necessidade de controle sobre o conhecimento criado e de credibilidade social. Nas organizações sociais, foram mais percebidas ações que indicavam a capacidade de adaptação às necessidades dos parceiros para manter e fortalecer as parcerias existentes. A dimensão tecnológica foi a com menor número de similaridades entre os grupos, ocorrendo o contrário com as dimensões cultural e de coadaptação. A comparação dos pontos de conexão entre as dimensões mostrou que os componentes de três delas eram vistos como geradores ou estruturantes de características que desencadeavam outras dimensões das capacidades relacionais. Enquanto que os componentes de outras duas eram receptores destas características, necessitando de informações e/ou componentes provenientes das demais dimensões para sua construção. Como contribuições desta tese, destaca-se o auxílio na acepção teórica do constructo 'Capacidade Relacional', que poderá subsidiar estudos futuros comparativos e exploratórios do tema e a compreensão de que esse constructo manifesta-se de diferentes formas, para gerar aprendizagem e conhecimento nas organizações. Palavras-chave: cooperação entre organizações; desenvolvimento de tecnologia, tecnologias sem fins lucrativos, capacidades relacionais Abstract: The relational capabilities allow organizations that cooperate with each other to acquire skills, exchange information and learn constantly, to create structures, manage conflict, promote trust and create value. This thesis compared similarities and distinctions of the dimensions of relational capabilities in cooperations for the development of technologies for profit and non-profit. Therefore, it has been built up a literature review, which addressed the following topics: technology, cooperation between organizations and relational capabilities. Then, a theoretical framework was proposed from similar area studies, defining dimensions, components and attributes to relational capabilities. With the built theoretical stage, a qualitative and descriptive study was outlined, with analysis of ten organizations that cooperated in the development of technology, divided between for and not-for-profit. Data processing included analysis of content and creation of cognitive maps, to describe the occurrence of the dimensions of relational capabilities in the surveyed organizations and tables and comparison charts to identify the similarities and distinctions within and among groups. The dimensions of relational capabilities were noticed in all studied cases. However, not all components defined a priori were identified. There were similarities and distinctions in all dimensions analyzed, but not in all components. The two groups surveyed resembled in many points such as the need for trust, communication and adaptation to partner's needs. The distinctions were the benefits obtained in the coordination of actions, the need for control over the knowledge created and social credibility. Social organizations showed to be more able to adapt to the needs of partners to maintain and strengthen existing partnerships. The technological dimension was the one with less number of similarities among the groups; the opposite was true with the cultural dimensions and coadaptation. Comparison of the connection points showed that three dimensional components were seen as generators or structural of characteristics that triggered other dimensions of relational capabilities. While the components of two other characteristics were their own requiring information, features and/or components from the other dimensions of its construction. The contributions of this thesis were the assistance in theoretical construct meaning of relational capabilities, which can support comparative and exploratory further study and the perception that relational capabilities can be manifested in different ways to generate learning and knowledge in organizations. Key words: cooperation between organizations; technology's development, nonprofit technology, relational capabilities
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