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dc.contributor.advisorArce, Julio Eduardo, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Pompeu Paespt_BR
dc.contributor.otherLopes, Eduardo da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestalpt_BR
dc.date.accessioned2019-06-13T21:46:49Z
dc.date.available2019-06-13T21:46:49Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39933
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Julio Eduardo Arcept_BR
dc.descriptionCo-orientadores : Prof. Dr. Eduardo da Silva Lopespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal. Defesa: Curitiba, 21/07/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 100-108pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Manejo florestalpt_BR
dc.description.abstractResumo: O transporte florestal brasileiro é dependente do modo rodoviário e condicionado às oscilações da cotação do petróleo e, por consequência, do preço dos combustíveis. Este trabalho teve como objetivo geral estimar o consumo de combustível do transporte rodoviário florestal em função de diferentes variáveis operacionais de duas composições veiculares de carga do transporte rodoviário florestal. Os dados foram coletados na operação do transporte rodoviário florestal, contemplando o trecho localizado entre as regiões de Campo do Tenente (planta florestal) e Piên (planta industrial), Estado do Paraná. O ciclo do transporte rodoviário florestal era composto pelas atividades de deslocamento interno e carregamento, viagem carregado, descarregamento e viagem vazio. Foram estudados duas composições veiculares de carga (rodotrem composto por 1 cavalo mecânico + 1 semirreboque + 1 reboque e carreta composta por 1 cavalo mecânico + 1 semirreboque), sendo utilizados para ambas o mesmo cavalo. Foi utilizado o sistema de telemetria do veículo para realização da coleta de dados de duração, distância percorrida, velocidade média e consumo de combustível de ambos os veículos, sendo calculadas as estatísticas descritivas, tais como média aritmética, desvio padrão e coeficiente de variação. A correlação linear foi utilizada para explicar a relação entre as variáveis duração, distância percorrida, velocidade média, consumo de combustível e carga líquida transportada. Foi obtido o rendimento energético dos veículos por meio da determinação da quantidade de madeira transportada em um quilometro consumindo um litro de combustível. Foi utilizado o procedimento Stepwise para a obtenção da melhor equação para estimativa do consumo de combustível dos veículos para as atividades de viagem carregado, viagem vazio e o ciclo total de transporte, utilizando como variáveis de entrada a duração, distância percorrida, velocidade média, consumo de combustível e carga líquida transportada. Os resultados mostraram que, pela análise de sensibilidade, o consumo de combustível dos veículos modificaram-se em 10% os valores das variáveis de entrada individualmente. A superfície de resposta apresentou uma malha do consumo de combustível em função das modificações das variáveis selecionadas para 10% conjuntamente. O maior consumo de combustível ocorreu nas viagens "carregado" nas maiores distâncias de transporte. O ciclo total de transporte com o rodotrem apresentou rendimento energético superior à carreta. A variável que mais influenciou na sensibilidade do consumo de combustível do rodotrem e da carreta foi a distância, sendo recomendado nas menores distâncias de transporte o uso de veículos com menor capacidade de carga, como a carreta, explicado pela necessidade de menor tempo de carregamento e descarregamento. Nas maiores distâncias de transporte, o uso de veículos com maior capacidade de carga e potência, como o rodotrem é recomendado, principalmente no transporte de madeira nas maiores distâncias com vistas à redução dos custos de transporte rodoviário florestal. Palavras-chave: Logística; gestão do abastecimento florestal; e rendimento energético.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Brazilian forest transportation is dependent on the road mode and conditioning to fluctuations in the price of oil and, therefore, in the price of fuel. This work had as main objective to estimate the fuel consumption of forest road transportation according to different operating variables of two compositions vehicular load of forest road transportation. Data were collected in the operation of the forestry road transportation, contemplating the stretch located between the regions of Campo do Tenente (forest plan) and Piên (industrial plant), in Paraná state. The cycle of forest road transportation was composed by the activities of internal displacement and loading, loaded travel, unloading and empty travel. Two vehicular load compositions were used ("rodotrem" composed by 1 truck + 1 semi trailer + 1 trailer and a "carreta" composed by 1 truck + 1 semi trailer), being used for both the same horse. The telemetry system of the vehicle was used to perform the data collection of duration, the distance traveled, speed average and fuel consumption of the both vehicles, being calculated the descriptive statistics such as arithmetic mean, standard deviation and coefficient of variation. A linear correlation was used to explain the relationship among the variables duration, the distance traveled, average speed, fuel consumption and transported liquid cargo. The energy performance of vehicles was obtained by determining the amount of wood transported in one kilometer consuming a liter of fuel was obtained. Through the Stepwise procedure, it was achieved the best equation to estimate the fuel consumption of vehicles for loaded and empty travel and the total cycle of transportation using as input variables the duration, the distance traveled, speed average, fuel consumption and transported liquid cargo. The results show for the sensitivity analysis that the fuel consumption of vehicles has changed at 10% the values of the variable input individually. The response surface presented a mesh of fuel consumption as a function of changes in selected variables for 10% together. The higher fuel consumption occurred in travel loaded in higher transport distances. The total transport cycle with "rodotrem" presented an energy performance higher than the "carreta". The variable that most influenced the sensitivity of fuel consumption of "rodotrem" and the "carreta" was the mileage, being recommended in smaller transportation distances the use of vehicles with lower load capacity, as the "carreta", explained by the need for shorter time of loading and unloading. In larger transportation distances, the use of vehicles with higher load capacity and power, as the "rodotrem", is recommended, especially in timber transportation in greater distances in order to reduce the costs of forest road transportation. Key-words: Logistics; management of forest supply; energy performance.pt_BR
dc.format.extent108 f. : il. algumas color., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRecursos Florestais e Engenharia Florestalpt_BR
dc.subjectMadeira - Transportept_BR
dc.subjectTransporte rodoviario - Custospt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectCombustíveis - Custospt_BR
dc.titleConsumo de combustível em duas combinações veiculares de carga no transporte rodoviário florestalpt_BR
dc.typeTesept_BR


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