Gestão do tempo em projetos para obras de shopping centers no cenário de aquecimento e expansão do setor varejista nacional
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo geral o aprimoramento do processo de gerenciamento dos projetos de Shoppings Centers, com foco na gestão cronogramas e prazos de entrega dos projetos. O trabalho pode ser justificado pela grande quantidade de obras de Shoppings que ocorrem simultaneamente no Brasil em função dos cenários econômico e imobiliário de aquecimento e expansão, o que ocasiona de maneira geral uma incapacidade de entrega dos projetos nos prazos pré-estabelecidos. Há um descompasso entre as exigências do empreendedor, as necessidades da obra e a capacidade de produção e entrega dos projetos. Pretende-se estudar e verificar alternativas para a elaboração e controle de cronogramas neste cenário a partir da contextualização do problema no quinquênio 2006 a 2011 e do entendimento e caracterização dele. Posteriormente, estudar propriamente as formas de elaboração de cronogramas e de controle de prazos e elaborar pontos de atenção para gestão do tempo aplicada a este tipo de projeto.