40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design
Navegar por
Submissões recentes
-
Design estratégico em inovação social para negócios sociais : recomendações para o planejamento organizacional do Clube de Mães da Vila Torres - Curitiba/PR
(2024)Resumo: O coletivo de mulheres Clube de Mães da Vila Torres, localizado na comunidade periférica de Curitiba-PR, organizou-se há mais de 20 anos, com o foco em auxiliar a jornada de mulheres em suas vidas profissionais e ... -
Design da desinformação : uma análise crítica do design como veiculador do discurso anticientífico
(2023)Resumo: Compreendendo o design enquanto atividade discursiva que materializa, agencia e transforma discursos, esta pesquisa tem o objetivo de analisar, sob uma ótica foucaultiana, como o design veicula o discurso da ... -
Diretrizes para o design de sistema produto-serviço voltado ao trabalho remoto
(2010)Resumo: A presente dissertação de Mestrado aborda as questões relativas ao design de Sistemas Produto-Serviço (PSS) voltado para o trabalho remoto, objetivando orientar soluções e propor diretrizes para o desenvolvimento ... -
Recomendações para o desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem direcionado a alunos do ensino fundamental II com baixa visão
(2023)Resumo: Na área da Educação, o ensino a distância é uma das modalidades que permite o aprendizado, este se tornou crucial devido ao contexto pandêmico em que a sociedade vive desde 2020. Professores tiveram que adaptar sua ... -
Design para serviços e consistência estética : proposição de um protocolo de avaliação estética em serviços
(2017)Resumo : Esta tese investiga a dimensão Estética no Design para Serviços, implicando na análise do tema ao longo da jornada do usuário. O problema que norteia tal pesquisa foi colocado com o seguinte questionamento: Como ... -
Instrumento de avaliação prognóstica para seleção de M-Games em estratégias de recursos educacionais
(2017)Resumo: O mercado de jogos digitais disponibiliza milhares de opções de jogos gratuitos para os usuários que possuem dispositivos móveis ou smartphones, são os chamados mgames. Muitos desses jogos possuem características ... -
Diretrizes de sistema produto+serviço para o trabalho remoto no setor de moda autoral sob a perpectiva das novas tecnologias digitais emergentes
(2023)Resumo: Esta dissertação busca a compreensão das implicações quanto à presença e ausência das sinergias de trabalho remoto, tecnologias digitais emergentes, economia distribuída e PSS no setor de moda autoral. Tendo em ... -
Protagonismo discente e learning experience design como estratégias de ensinagem para a educação em design
(2023)Resumo: Atualmente, a educação em Design busca adaptar-se às transformações do contexto econômico, sociocultural, ambiental e tecnológico no qual está inserida. Observam-se, nas últimas décadas, as rápidas mudanças nesses ... -
Design for sustainable behaviour : implications for innovation on major cooking appliances
(2023)Resumo: As decisões tomadas na atividade de cozinhar impactam as práticas sociais, econômicas e ambientais ao longo da cadeia de valor do sistema de alimentação sustentável. Na contemporaneidade, a cocção tem incorporado ... -
Política no varejo : estratégias e ferramentas de comunicação eleitoral na campanha legislativa em municípios com até 20 mil habitantes
(2023)Resumo: A campanha eleitoral para vereador em municípios brasileiros com população até 20 mil habitantes, em 2020, constitui o tema de pesquisa da presente tese. O objeto de estudo é o uso de estratégias e ferramentas de ... -
Heurísticas para criação de moda sustentável através do hibridismo cultural
(2023)Resumo: Este estudo concentrou-se em investigar as práticas para criação de moda sustentável pela perspectiva do Hibridismo Cultural. O objetivo da pesquisa foi elaborar heurísticas para a criação do produto de Moda para ... -
Design with the living : learning to work together
(2023)Resumo: A prática do biodesign parece estar se consolidando por meio de redes, concursos, exposições, e educação formal. Este estudo se baseia na definição de biodesign de Dade-Robertson, que compreende o design e a pesquisa ... -
A exposição Janelas CASACOR e a objetificação de um "novo morar" no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil (2020)
(2023)Resumo: O ano de 2020 foi marcado por uma crise sanitária no Brasil e no mundo, em virtude da pandemia da Covid-19. Como forma de conter a propagação do vírus causador da doença, no decorrer do ano diversos eventos foram ... -
O design na interação centrada no humano para auxiliar na estimulação visual de pessoas com baixa visão em meio digital
(2023)Resumo: A estimulação visual como ação pedagógica busca favorecer o desempenho da visão funcional da pessoa com baixa visão. Para reduzir os impactos causados pela baixa visão existem Centros de Atendimento Educacional ... -
Infográficos de saúde em EAD na UNASUS-UFMA : um enfoque de gestão de design
(2018)Resumo: A presente pesquisa visa propor recomendações para o desenvolvimento de infográficos para os materiais dos cursos a distância da UNASUS na perspectiva da gestão de design. Ela foi desenvolvida em três etapas: ... -
O transporte intra-hospitalar manual de pacientes por macas : uma investigação dos aspectos ergnômicos físicos
(2016)Resumo: Os servidores da área da saúde são expostos por elevadas cargas de trabalho durante um expediente, principalmente se tratando de indivíduos que transportam pacientes em hospitais. Dessa forma, a presente pesquisa ... -
Educação Através do Design (EDADE) : uma proposta para explorar o alfabetismo visual com crianças do ensino fundamental
(2018)Resumo: Esta dissertação tem por objetivo propor uma atividade de design, embasada na proposta da EdaDe, que estimule e verifique o alfabetismo visual em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se ... -
Estudo sobre a aplicabilidade da teoria cradle to cradle C2C para a empresa têxtil catarinense
(2016)Resumo: Resumo: Esta pesquisa apresenta possibilidades de inserção de práticas sustentáveis no processo produtivo têxtil, a partir de uma abordagem sistêmica e sustentável em design. Investigou-se a possibilidade de propor ... -
Design de animações educacionais : modelo para concpeção colaborativa de animações educacionais para o Ensino Fundamental
(2017)Resumo: O uso de animações gráficas para a educação tem se popularizado devido a vários fatores que contribuíram para facilitar a sua confecção e a sua utilização em sala de aula. A animação pode auxiliar no aprendizado ... -
Design para o comportamento sustentável aplicado a serviços : proposição de modelo orientado à coesão social na fase de ideação
(2023)Resumo: A presente tese tem como escopo o campo do Design para o Comportamento Sustentável. Logo, a mudança de comportamento para a sustentabilidade. Pode-se evidenciar que o comportamento humano é responsável por inúmeros ...