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dc.contributor.authorCosta, Sandra Regina Dias dapt_BR
dc.contributor.otherPinheiro, Martapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-14T20:32:59Z
dc.date.available2020-04-14T20:32:59Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/3957
dc.descriptionOrientadora: Marta Pinheiropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa tem como objetivo investigar r luz da teoria histórico-cultural da formaçao social da mente, o papel da interaçao social na aprendizagem do aluno com Transtorno de déficit de atençao/hiperatividade -TDAH. A metodologia dialética tem abordagem qualitativa, caráter descritivo-participativo, modalidade estudo de caso, incluindo como técnicas a observaçao participante, pesquisa bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas, análise documental e por categorias. As informaçoes obtidas revelam que embora o TDAH apresente heterogeneidade clínica e etiológica, este fato nao deve ser impeditivo, mas imperativo para que os profissionais da educaçao conheçam as bases neurais do transtorno. O aluno com TDAH, como qualquer outro, deve ser compreendido como uma unidade psicossomática em que mente e corpo sao interdependentes e para tanto, tornase fundamental a interdisciplinaridade entre educaçao e saúde na formaçao dos educadores. A prática social possibilitou que os familiares realizassem leituras mais amplas da realidade e com isso fossem reconstruindo sua consciencia e atribuindo novos significados ao comportamento e desenvolvimento de suas crianças; este novo nível de pensamento levou-os a refletir sobre as possibilidades de transformaçao da realidade vivenciada por eles, motivando-os a um novo agir. Assim, passaram a incorporar novos discursos e açoes bem como novas formas de interaçao com as crianças, com outros familiares, com a escola e com os profissionais da saúde, fato que ensejou transformaçoes na escola e no modo dos educadores se posicionarem frente a essas crianças. A reflexao da prática pedagógica revelou a necessidade dos educadores buscarem novos conhecimentos e estratégias que promovessem maior aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos com TDAH, e mais ainda, levou-os a tomar consciencia dos benefícios que essas transformaçoes trouxeram para o seu trabalho com os outros alunos. Conclui-se que é necessária uma mudança no modo de entender as limitaçoes e possibilidades do aluno com TDAH, e a partir disso se estabeleçam relaçoes entre todos os sujeitos envolvidos; tais relaçoes devem ter significado para todos, de tal maneira que possibilitem a maximizaçao do potencial biológico do indivíduo pela açao do meio. Nesse sentido, a teoria da formaçao social da mente possibilita um novo olhar para o aluno com TDAH, compreendendo-o como sujeito histórico que apresenta um distúrbio no substrato biológico, mas que a partir da açao do outro, ou seja, a partir da mediaçao significativa pode transformar o menos da deficiencia no mais da compensaçaopt_BR
dc.format.extent186 f. : il. algumas color., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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