O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR
Resumo
Resumo: A pesquisa tem como objetivo investigar r luz da teoria histórico-cultural da formaçao
social da mente, o papel da interaçao social na aprendizagem do aluno com Transtorno
de déficit de atençao/hiperatividade -TDAH. A metodologia dialética tem abordagem
qualitativa, caráter descritivo-participativo, modalidade estudo de caso, incluindo como
técnicas a observaçao participante, pesquisa bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas,
análise documental e por categorias. As informaçoes obtidas revelam que embora o
TDAH apresente heterogeneidade clínica e etiológica, este fato nao deve ser impeditivo,
mas imperativo para que os profissionais da educaçao conheçam as bases neurais do
transtorno. O aluno com TDAH, como qualquer outro, deve ser compreendido como uma
unidade psicossomática em que mente e corpo sao interdependentes e para tanto, tornase
fundamental a interdisciplinaridade entre educaçao e saúde na formaçao dos
educadores. A prática social possibilitou que os familiares realizassem leituras mais
amplas da realidade e com isso fossem reconstruindo sua consciencia e atribuindo
novos significados ao comportamento e desenvolvimento de suas crianças; este novo
nível de pensamento levou-os a refletir sobre as possibilidades de transformaçao da
realidade vivenciada por eles, motivando-os a um novo agir. Assim, passaram a
incorporar novos discursos e açoes bem como novas formas de interaçao com as
crianças, com outros familiares, com a escola e com os profissionais da saúde, fato que
ensejou transformaçoes na escola e no modo dos educadores se posicionarem frente a
essas crianças. A reflexao da prática pedagógica revelou a necessidade dos educadores
buscarem novos conhecimentos e estratégias que promovessem maior aprendizagem e
desenvolvimento de seus alunos com TDAH, e mais ainda, levou-os a tomar consciencia
dos benefícios que essas transformaçoes trouxeram para o seu trabalho com os outros
alunos. Conclui-se que é necessária uma mudança no modo de entender as limitaçoes e
possibilidades do aluno com TDAH, e a partir disso se estabeleçam relaçoes entre todos
os sujeitos envolvidos; tais relaçoes devem ter significado para todos, de tal maneira que
possibilitem a maximizaçao do potencial biológico do indivíduo pela açao do meio. Nesse
sentido, a teoria da formaçao social da mente possibilita um novo olhar para o aluno com
TDAH, compreendendo-o como sujeito histórico que apresenta um distúrbio no substrato
biológico, mas que a partir da açao do outro, ou seja, a partir da mediaçao significativa
pode transformar o menos da deficiencia no mais da compensaçao
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