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dc.contributor.advisorMartines, Isabel Cristina, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorMiranda, Giuliana Moraespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.date.accessioned2021-12-09T13:36:50Z
dc.date.available2021-12-09T13:36:50Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39564
dc.descriptionOrientadora: Profª Ms. Isabel Cristina Martinespt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Questão Social pela Perspectiva interdisciplinar. Defesa em: 2014.pt_BR
dc.descriptionInclui referências p.33-35pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esse artigo de especialização tem como objetivo conhecer a realidade da interculturalidade e do bilinguismo nas escolas indígenas do Paraná. Propõe-se também identificar o número de escolas bilíngues construídas nas comunidades indígenas, levantar o número de crianças e adolescentes que vivem na comunidade indígena e quantos estão matriculados e frequentando a escola indígena, verificar no Projeto Pedagógico dessas escolas, quantas estimulam a cultura local, verificar quantas comunidades indígenas não possuem escolas na comunidade e se frequentam escola não indígena qual impacto ocasionado na comunidade e estudar o direito a cultura e o intercambio cultural, previsto nas legislações e práticas educacionais no Brasil e particularmente no Paraná. Essa pesquisa envolveu pesquisas já realizadas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Departamento da Diversidade - Coordenação da Educação Escolar Indígena e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos - Área das Comunidades Indígenas. Apresentaram-se os resultados da coleta de dados obtidos por meio das pesquisas já realizadas, leis, legislações e documentos oficiais. Objetivou-se, com essa pesquisa, colaborar com a discussão referente ao trabalho de educação escolar com população indígena levando em consideração os entraves deste processo. Teve ainda como principal objetivo oportunizar uma reflexão a respeito da defesa de igualdade e garantia dos direitos sociais a esta população.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (35 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectEscolas indígenaspt_BR
dc.subjectBilinguismo - Paranápt_BR
dc.titleA interculturalidade e o bilinguismo nas escolas indígenas do Paranápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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