dc.contributor.advisor | Martines, Isabel Cristina, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.author | Miranda, Giuliana Moraes | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T13:36:50Z | |
dc.date.available | 2021-12-09T13:36:50Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/39564 | |
dc.description | Orientadora: Profª Ms. Isabel Cristina Martines | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Questão Social pela Perspectiva interdisciplinar. Defesa em: 2014. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências p.33-35 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esse artigo de especialização tem como objetivo conhecer a realidade da interculturalidade e do bilinguismo nas escolas indígenas do Paraná. Propõe-se também identificar o número de escolas bilíngues construídas nas comunidades indígenas, levantar o número de crianças e adolescentes que vivem na comunidade indígena e quantos estão matriculados e frequentando a escola indígena, verificar no Projeto Pedagógico dessas escolas, quantas estimulam a cultura local, verificar quantas comunidades indígenas não possuem escolas na comunidade e se frequentam escola não indígena qual impacto ocasionado na comunidade e estudar o direito a cultura e o intercambio cultural, previsto nas legislações e práticas educacionais no Brasil e particularmente no Paraná. Essa pesquisa envolveu pesquisas já realizadas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Departamento da Diversidade - Coordenação da Educação Escolar Indígena e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos - Área das Comunidades Indígenas. Apresentaram-se os resultados da coleta de dados obtidos por meio das pesquisas já realizadas, leis, legislações e documentos oficiais. Objetivou-se, com essa pesquisa, colaborar com a discussão referente ao trabalho de educação escolar com população indígena levando em consideração os entraves deste processo. Teve ainda como principal objetivo oportunizar uma reflexão a respeito da defesa de igualdade e garantia dos direitos sociais a esta população. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (35 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Escolas indígenas | pt_BR |
dc.subject | Bilinguismo - Paraná | pt_BR |
dc.title | A interculturalidade e o bilinguismo nas escolas indígenas do Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |