Comunicação interna, endomarketing ou marketing interno?
Resumo
Resumo : Este artigo apresenta de forma teórica uma revisão das perspectivas de comunicação interna, marketing interno e endomarketing. Tem por objetivo resgatar seus conceitos, destacar suas semelhanças, disparidades e sinergia. A comunicação organizacional é uma das ferramentas mais relevantes para que o colaborador vivencie e se engaje na cultura e no planejamento estratégico de uma empresa. Porém, enquanto a comunicação interna orienta-se para os colaboradores, existe o marketing interno que reúne seus esforços no cliente final por meio do cliente interno. Já no endomarketing, a empresa torna-se o produto e o foco é o cliente interno. No entanto, estes termos têm sido explorados erroneamente de maneira indissociável, além de que há muitos debates ensaiando o endomarketing, mas poucas organizações entendem o âmago desta poderosa ferramenta de gestão. Enfim, o presente artigo contribui com o esclarecimento de importantes áreas relevantes para treinar bem seus colaboradores para que aprendam a pensar e identificar as necessidades dos clientes. Afinal, a era da informação tem influenciado os rumos do marketing focando cada vez mais no atendimento de clientes, ou seja, os pontos de discussão não são mais os produtos.
Collections
- Marketing empresarial [489]