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dc.contributor.advisorLima, Myrian Del Vecchio de, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorLambach, Higor Franciscopt_BR
dc.contributor.otherLoose, Eloisa Beling, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-20T12:56:04Z
dc.date.available2022-06-20T12:56:04Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39478
dc.descriptionOrientadora: Myrian Regina Del Vecchio de Limapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Eloisa Beling Loosept_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho analisa do ponto de vista qualitativo e quantitativo o conceito de sustentabilidade na construção de notícias no jornalismo de negócios. Parte-se do pressuposto que o jornalismo de negócios não aprofunda questões críticas em relação às práticas ditas sustentáveis e acaba gerando uma espécie de publicidade espontânea para as empresas. A coleta de informações foi realizada no jornal Valor Econômico no período compreendido entre 2000 e 2012, data do início da circulação da publicação e da realização do evento internacional Rio+20, respectivamente. Para isso, foi feita uma revisão interdisciplinar, necessária pelo caráter multissetorial da temática, além de se elaborarem pressupostos teóricos-metodológicos para investigar a evolução do tratamento de questões referentes à sustentabilidade no jornalismo econômico, especificamente na sua ênfase nos negócios. Foram identificadas em reflexão crítica, lacunas no entendimento da complexidade ambiental pelo jornalismo, visto que apenas o aspecto econômico do desenvolvimento sustentável é apresentado, sem questionar o ônus do modelo vigente para o planeta. A análise de conteúdo, com simplificações de seus procedimentos, foi utilizada para dar conta dos objetivos do trabalho. De forma ampla, verificou-se que o jornalismo de negócios não aborda a sustentabilidade a partir da integralidade difundida pelo Relatório Brundtland, minimizando bastante os aspectos sociais e ambientais a favor do econômico, o que torna o uso do conceito nas notícias apenas uma forma de publicidade verde para as empresaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJornalismo financeiropt_BR
dc.titleO conceito de sustentabilidade nas notícias do jornal Valor Econômico (2000-2012)pt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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