Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSahr, Cicilian Luiza Löwenpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorLuz, Coaracy Eleutério dapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-04T17:57:36Z
dc.date.available2024-04-04T17:57:36Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/3937
dc.descriptionOrientadora: Cicilian Luiza Löwen Sahrpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Espaço, sociedade e ambientept_BR
dc.description.abstractResumo: Situado na regiao dos Campos Gerais/Mata de Araucária, o trecho entre Ponta Grossa e Uniao da Vitória registrou no início do século passado a construçao de um importante eixo férreo. Tendo como estratégias para sua implantaçao a conexao da porçao meridional do país aos principais pólos econômicos da época e r faixa litorânea, esta rede de infra-estrutura de comunicaçao consistiu em um fator favorável ao desenvolvimento mútuo das condiçoes socioeconômicas preexistentes e do movimento ferroviário regional, sobretudo, através do escoamento de erva-mate e madeira. Nessa contextura, o presente estudo se preocupa com a análise da ocorrencia da ferrovia na seçao abordada sob um enfoque nao determinista, ou seja, buscando demonstrar a relaçao entre o fato ferroviário e a regiao em que este se sucedeu. Para tanto, prioriza-se como corpo teórico central a discussao sobre a instalaçao e disposiçao espacial das redes técnicas, as diversas opinioes sobre o determinismo tecnológico e a formaçao de redes urbanas. Considerando que tais abordagens apresentam significativa relevância para o trato do objeto investigado nesta pesquisa, pretende-se articular suas idéias de base rs questoes empíricas da narrativa ferroviária na regiao, argumentando e proferindo explicaçoes sobre sua inter-relaçao com o espaço durante a sua fase inicial e na sua atual configuraçao espacial. Desse modo, acredita-se que durante todo o evento ferroviário na área estudada houve uma contribuiçao mútua entre regiao e ferrovia, sendo que a presença desta rede técnica se efetivou em funçao da existencia de vários fatores propícios para sua instalaçao e posterior desenvolvimento.pt_BR
dc.format.extentxi, 169f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectFerrovias - Desenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleRede e região - desmistificação do determinismo tecnológico : o caso da linha férrea Ponta Grossa - União da Vitória nos Campos Gerais/Mata de Araucária (PR)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples