Comprometimento de profissionais de TI em projetos : recomendações baseadas em componentes multidimensionais da teoria organizacional
Resumo
O mercado de TI é caracterizado pelo crescimento da terceirização, pois muitas organizações passaram a considerar as atividades desses profissionais como não pertencentes ao seu core business. Nessa área, o prazo do contrato, muitas vezes, está vinculado aos projetos. Considerando isso, neste trabalho, será investigado o contexto que se apresenta para esses profissionais para se verificar se há um comprometimento maior com a profissão/carreira do que com o projeto da organização para a qual prestam serviço. Assim, o presente estudo tem como propósito investigar profissionais de TI com relação aos focos do comprometimento (profissão/carreira e organização), bem como com as dimensões do comprometimento organizacional (afetivo, instrumental e normativo) nos projetos em que estão envolvidos, resultando em recomendações à gestão de RH para contratação desses profissionais. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas qualitativas com vistas a considerar a subjetividade do tema. Com relação à verificação do "foco" do comprometimento, foram formuladas questões com base nos estudos de Bastos (1993; 2004), já aquelas relativas às "dimensões" do comprometimento organizacional foram baseadas nos estudos de Meyer e Allen (1991; 1997). A análise da pesquisa aplicada revelou que os pesquisados apresentam grande comprometimento com o projeto e possuem o perfil de comprometimento afetivo. Esses resultados, juntamente com as sugestões de políticas de RH dos pesquisados, conduziram a uma série de recomendações aos gestores de RH com relação aos profissionais de TI.