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dc.contributor.advisorFogaça, Francisco Carlos, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorGrigolo, Alice Helenpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2021-12-14T20:07:02Z
dc.date.available2021-12-14T20:07:02Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39106
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaçapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 23/09/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 106-110pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que forma o Letramento Crítico pode contribuir para o ensino de língua inglesa dentro de um instituto de idiomas, utilizando como base para as discussões o próprio material didático da instituição. A ideia central é problematizar os temas que são abordados pelo material, desconstruindo as percepções dos alunos em uma tentativa de fazê-los perceber as diferentes "verdades" do mundo, atuando na formação de cidadãos mais críticos e conscientes de seu papel na sociedade. A fundamentação teórica base para essa pesquisa é o Letramento Crítico e a partir dele buscam-se compreender os diferentes sentidos atribuídos ao termo crítico, as diferentes visões de língua que são subjacentes as práticas pedagógicas e também o conceito de texto contrapondo-se ao que é proposto pela Leitura Crítica. Esta pesquisa foi desenvolvida no decorrer de dois semestres com um grupo de nível préintermediário/ intermediário em uma escola da cidade de Curitiba/Pr. Utilizou-se a metodologia OSDE (Open Spaces for Dialogue and Enquiry) para a elaboração de atividades que complementaram ou substituíram algumas propostas do material didático do grupo, contando com gravações de vídeo, áudio, questionários e atividades de perguntas/respostas para coletar os dados. A interpretação dos dados serviu para entender como os alunos responderam as atividades segundo uma abordagem mais crítica e que resultados de aprendizagem provocaram. Também se buscou verificar de que forma os princípios metodológicos da OSDE foram compreendidos pelos alunos. Por fim, entender se os alunos conseguiram construir novos sentidos a partir das problematizações. Este estudo mostra que é preciso e possível utilizar uma abordagem crítica para o ensino de Línguas, e desta forma além da formação linguística atuar para formar cidadãos do mundo, preocupados em discutir as questões de ordem social. Palavras-chave: Letramento Crítico; problematizar; OSDE; formação do alunocidadão.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study investigates how the Critical Literacy theory can contribute to the teaching of English in a Language School, using the same topics provided by its course books. The main idea is to discuss the topics that are covered by the material, deconstructing the students' perceptions in an attempt to make them realize that there are different 'truths' of the world, helping them become more critical citizens and also making them aware of their role in society. The Critical Literacy is the theoretical basis of this study and from it we try to understand the different meanings of the term critical, the different views of language that underlie pedagogical practices and also the concept of text in contrast to what is proposed by Critical Reading. This study was conducted in two semesters with a group of pre-intermediate/intermediate level in a language school in the city of Curitiba, Pr. To develop the activities to complement or replace some of those proposed by students' course books it was used a methodology called OSDE (Open Spaces for Dialogue and Enquiry) and data was collected through video and audio recordings, students' questionnaires and question /answer activities. The interpretation of data served to understand how students responded to a more critical approach and the learning outcomes of this practice. They also sought to verify how the methodological principles of OSDE were understood by the students, moreover to comprehend whether the students were able to make new meaning from problem-posing. This study states the necessity and the possibility to use a critical approach to language teaching, acting not only on students' linguistic development but also helping them become world citizens, concerned in discussing social issues. Keywords: Critical Literacy; problem-posing; OSDE; Development of student-citizen.pt_BR
dc.format.extent112 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleA Abordagem comunicativa e o letramento crítico : possibilidades de diálogo em instituto de idiomaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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