Um estudo sobre a gestão do Paraná Clube e suas consequências
Resumo
Resumo : O futebol é mais que um esporte na sociedade brasileira, ele faz parte da cultura, da essência de todo brasileiro. Mas o futebol é muito mais que as quatro linhas do gramado. Neste trabalho, a proposta é de estudar o Paraná Clube, time paranaense que vive uma crise financeira e de imagem nos últimos anos. Buscar compreender como funciona a gestão de futebol, quais os principais erros cometidos pelo clube, e propor soluções para tirar o Paraná da crise. O objetivo do trabalho é de estudar o gerenciamento de crises do Paraná Clube, a importância do Relações Públicas no cenário de gestão de futebol. Para isso, foi feito um estudo inicial sobre comunicação, relações públicas, marketing e as ferramentas de cada área, pois uma gestão depende obrigatoriamente da comunicação, de um planejamento de comunicação. Posteriormente foi estudado a gestão dentro do futebol, pois o futebol tem algumas peculiaridades tornando-o um negócio um pouco diferente de outros mercados. Em seguida foi feito um levantamento de toda a história do Paraná Clube, desde antes de sua fundação, com a história dos clubes que foram se fundindo até formarem o Paraná Clube, em 1989. E depois foi estudado toda a trajetória do clube em si, até março de 2015, voltado sempre para a gestão do clube. A partir de tudo isso foi possível entender a situação do clube, os erros cometidos e foi possível propor ações sugestivas para por fim a dívida financeira, gerenciar a imagem do clube, e reerguer o Paraná Clube
Collections
- Relações Públicas [180]