Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVarela, Sandra Maria Banakpt_BR
dc.contributor.otherVianna, Carlos Roberto, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-05T20:59:53Z
dc.date.available2021-05-05T20:59:53Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38982
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 17/12/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho delineia aspectos históricos da formação e atuação de professores de Matemática em Cascavel (PR), a partir da década de 1950, quando houve significativa colonização e ocupação do município, até final da década de 1980, período em que o município já contava com universidades a oferecer o curso de Licenciatura em Matemática. A metodologia de pesquisa utilizada foi a História Oral Temática e busca, por meio de depoimentos, conhecer a trajetória de formação e atuação de professores de Matemática que lecionaram nesse período. Por considerar que fontes orais e escritas são possibilidades complementares, além das vozes dos depoentes, incorpora-se à pesquisa documentos escritos e imagens; esboçando-se considerações a respeito do desenvolvimento da região de Cascavel articulada ao contexto estadual e nacional do período de estudo. Palavras-chave: Educação Matemática. História da Educação Matemática. História Oral. Formação de Professores de Matemática em Cascavel.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper outlines the historical aspects of the formation and performance of teachers of mathematics in Cascavel (PR), from the 1950s, when there has been significant colonization and occupation of the city by the end of the 1980s, a period in which the city already had universities that offer the course in Mathematics. The research uses as a methodological tool Thematic Oral History and seeks, through testimonials, to know the trajectory formation and performance of mathematics teachers who have taught in this period. As it considers that oral and written sources are complementary possibilities, besides the voices of the interviewees, incorporates itself to the research written documents and images. Sketching up considerations regarding the development of the Cascavel region articulated at the state and national context of the study period. Keywords: Mathematics Education. History of Mathematics Education. Oral History. Formation of Teachers of Mathematics in Cascavel.pt_BR
dc.format.extent386f. : il., maps., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.titleAspectos históricos sobre a formação e atuação de professores de matemática do Município de Cascavel (PR)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples