Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAssis, Jorge Luiz Souza dept_BR
dc.contributor.otherBohunovsky, Ruth, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-29T20:07:56Z
dc.date.available2020-05-29T20:07:56Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38846
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Ruth Bohunovskypt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 01/04/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Embora a literatura especializada de hoje em dia em didática de língua estrangeira dê um valor menor a gramática do que tradionalmente era dado, alunos continuam a associar bastante o domínio da língua estrangeira com o domínio de sua gramática. Mesmo que a literatura afirme que a gramática não desempenha um papel fundamental, ela não menospreza, contudo, o seu valor, uma vez que a mesma tem seu papel na aprendizagem da língua estrangeira. A forma como ela é apresentada para o aluno depende tanto da ação do professor em sala de aula quanto do material didático utilizado. O aluno tende a aprender determinado conteúdo gramatical melhor, quando o mesmo é apresentado de forma clara e em um contexto significativo e, também, quando o mesmo é bem exercitado. No presente trabalho, analisar-se-á a apresentação de conteúdos gramaticais em três materiais didáticos diferentes de ensino de alemão para adultos que foram lançados nos últimos anos no mercado mundial e que são utilizados frequentemente no ensino de alemão como língua estrangeira no Brasil. Partindo de discussões atuais no campo do ensino de gramática e da análise de materiais didáticos, será confeccionado um catálogo de perguntas que norteará a análise aqui proposta. Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira; Análise de material didático; Ensino de gramáticapt_BR
dc.description.abstractZusammenfassung: Obgleich Grammatik heute keine so zentrale Rolle im Fremdsprachenunterricht mehr spielt wie früher, verbinden Lernende immer noch die Beherrschung einer Fremdsprache mit der Beherrschung von deren Grammatik. Ihre Präsentation hängt sowohl vom Lehrer im Klassenzimmer als auch vom verwendeten Lehrwerk ab. Lernende können ein grammatisches Phänomen besser begreifen, wenn es klar und in einem bedeutungsvollen Kontext vorgestellt wird und auch, wenn es intensiv geübt wird. In der vorliegenden Arbeit beschäftige ich mich mit der Grammatikdarstellung in drei kürzlich erschienenen Lehrwerken von Deutsch als Fremdsprache, die für Erwachsene konzipiert wurden und in Brasilien häufig zum Einsatz kommen. Man geht von aktuellen Diskussionen im Rahmen der Grammatikvermittlung und Lehrwerkanalyse aus, um einen eigenen Fragenkatalog zu erstellen, der zur Analyse der Lehrwerke in Hinblick auf die Grammatikdarstellung dient. Stichwörter: Fremdsprachendidaktik; Lehrwerkanalyse; Grammatikvermittlungpt_BR
dc.description.abstractAbstract: Although teaching of foreign languages nowadays does not focus on grammar as in the past, students tend to think that they are only able to master a language, when they master its grammar. Even though grammar does not play a fundamental role anymore, it does have its value while learning a foreign language. The way grammar is presented to the learner depends not only on the teacher, but also on the textbook. The success of learning a grammatical content is based on its clear presentation and meaningful context and also on its practice. This work aims at analyzing the presentation of grammatical contents in three different German as a foreign language textbooks designed for adults that have been published lately at the market and that are being currently used in Brazil. From a modern discussion of grammar teaching and textbook analysis, we developed a set of question that orientates the analysis of the textbooks. Keywords: Foreign language learning and teaching; textbook analysis; Grammar learning and teachingpt_BR
dc.format.extent94f : il., algumas color., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLingua espanhola - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLíngua alemã - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua alemã - Gramáticapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleWie wird Grammatik in Lehrwerken präsentiert? : eine Analyse von drei aktuellen Lehrwerken im Hinblick auf die Grammtikprsentationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples