Dissertações: Recent submissions
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Mudança ambiental e posicionamento estratégico : estudo comparativo de casos em empresas de assistência à saúde
(2000)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar de que modo os esquemas interpretativos dos dirigentes atuaram como mediadores do posicionamento estratégico de três organizações de assistência privada à saúde, em Curitiba, ... -
Capacidades relacionais em ações de economia circular na Feira do Largo da Ordem em Curitiba/PR
(2023)Resumo: Feiras de artesanato estão presentes diversas cidades brasileiras, onde artesãos buscam aprimorar a sua arte, alguns encontram inovação através das capacidades relacionais e da economia circular num ambiente de ... -
Processamento olfativo e associações : um estudo na categoria de perfumes genderless
(2023)Resumo: O presente estudo de métodos-mistos investigou o impacto de estímulos olfativos neutros no comportamento do consumidor. Para este objetivo as metodologias selecionadas foram Teste de Associação Implícita, considerando ... -
Entre dizer e fazer : um estudo sobre strategizing e organizing face ao hibridismo das organizações do terceiro setor
(2023)Resumo: Essa pesquisa examinou organizações do terceiro setor, considerando seu característico hibridismo organizacional, a partir da compreensão sobre como os praticantes interpretam a estratégia de negócios da organização ... -
Comportamento de escolha das salas de exibição pelos espectadores de cinema em Curitiba
(2000)Resumo: O comportamento de escolha das salas de exibição pelos espectadores em Curitiba é o assunto central deste trabalho. O referencial teórico aborda em primeiro lugar o cinema como um fenômeno da cultura de massa e ... -
Práticas de gestão sustentável de pessoas em empresas no setor de cosméticos : uma abordagem multidimensional
(2023)Resumo: A importância do debate acerca do papel das empresas na sustentabilidade tem se ampliado ao longo do tempo. Neste contexto, a Sustentabilidade Corporativa surge como uma forma das empresas contribuírem, dentro de ... -
A prática da colaboração para criação de skins em mobas para mobile games : um estudo sobre os efeiros da percepção do uso de cobranding no apego e imersão mediados pela motivação hedônica
(2023)Resumo: O presente projeto tem como objetivo verificar os efeitos da utilização do cobranding na imersão e no apego de jogadores de jogos MOBA (Massive Online Battle Arena) para dispositivos móveis - mobile games, e analisar ... -
A influência da cocriação no processo de transferência tecnológica em um ICT
(2023)Resumo: A cocriação é uma abordagem que tem ganho destaque nos últimos anos, ela prioriza a criação de valor conjunta entre diferentes envolvidos. A cocriação pode ocorrer de diversas formas, entre diversos atores e em ... -
A hipocrisia do consumidor no relacionamento com as marcas
(2023)Resumo: O objetivo do estudo foi compreender a hipocrisia do consumidor no relacionamento com marcas. Essa hipocrisia foi investigada pelo julgamento de terceiros, que analisaram no primeiro experimento se determinadas ... -
O efeito mediador da comunicação integrada de marketing na relação entre a orientação para o cliente e o desempenho financeiro
(2023)Resumo: As pequenas e médias empresas brasileiras de serviços passaram recentemente por situações muito difíceis do ponto de vista financeiro, pelo fato de os recentes anos de 2020 e 2021 terem sido marcados por fortes ... -
Capacidades relacionais estabelecidas na economia circular : o caso de uma cooperação interorganizacional na área de mineração
(2023)Resumo: As capacidades relacionais (CR) emergem da aprendizagem contínua intra e interorganizacional e se estabelecem na ausência das habilidades e instrumentos das empresas provenientes de qualquer setor e/ou propósito ... -
Estudo de caso sobre a relação da integração da sustentabilidade corporativa com o posicionamento competitivo de uma organização privada
(2023)Resumo: Esta dissertação teve como objetivo descrever o relacionamento da integração da sustentabilidade em meio corporativo com o posicionamento competitivo, uma estratégia de marketing operacionalizada através dos ... -
As emoções vivenciadas por docentes de IES públicas e privadas no contexto da pandemia de covid-19 relacionadas as novas tecnologias de ensino e ao espaço e tempo de trabalho
(2023)Resumo: A presente pesquisa visa compreender as emoções vivenciadas por docentes de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas no contexto da pandemia de Covid-19, da passagem para o trabalho remoto até o retorno ... -
O efeito do uso de dashboards de marketing no desempenho de marketing quando mediado pelo uso de informação de mercado
(2021)Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar qual efeito o uso de dashboards de marketing tem no desempenho de marketing quando mediado pelo uso de informação de mercado. A pesquisa foi aplicada em empresas ... -
O impacto da qualidade percebida e da autocongruência com a marca na lealdade dos alunos de instituições de ensino superior
(2011)Resumo: O presente estudo tem por objetivo principal analisar a importância da qualidade percebida e da autocongruência com a marca como antecedentes da lealdade dos alunos de duas instituições de ensino superior da cidade ... -
Capacidades dinâmicas e transformação digital durante a pandemia da Covid-19 : um estudo de caso em uma organização do setor náutico
(2022)Resumo: A teoria das capacidades dinâmicas busca fornecer a compreensão de como as organizações criam e renovam seus recursos e competências para que conquistem e sustentem vantagem competitiva. Esta teoria tem sido utilizada ... -
Praticas de segmentação do mercado nas agencias de viagens e de turismo da cidade de Curitiba : uma abordagem exploratoria
(1999)Resumo: A proposta deste trabalho é explorar um tema pouco discutido pela literatura de marketing de turismo no Brasil. Este estudo tem como objetivo geral identificar os critérios de segmentação de mercado utilizados pelas ... -
Evasao do consumidor de segmentos representativos : uma análise no mercado de Campo Mourao
(2003)Resumo: O estudo procura determinar onde consumidores de classe A e B, da cidade de Campo Mourão adquirem produtos de uma lista selecionada e a imagem que eles fazem do comércio local. O foco da pesquisa é identificar as ...