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dc.contributor.advisorVieira, Valter Afonsopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Angela Maria Moreno dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketingpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T19:37:38Z
dc.date.available2021-10-26T19:37:38Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38698
dc.descriptionOrientador : Valter Afonso Vieirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketingpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo deste estudo foi investigar se o conhecimento de uma língua estrangeira influi na empregabilidade de profissionais da área de marketing na indústria automobilística. O estudo restringiu-se às empresas de Curitiba e região Metropolitana vinculadas fabricação de autoveículos e que possuam em seu quadro de colaboradores profissionais da área de marketing. No desenvolvimento do trabalho destacou-se a língua estrangeira como diferencial competitivo profissional. Como encaminhamento metodológico, optou-se por trabalhar numa abordagem qualitativa de natureza interpretativa. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados a entrevista semi-estruturada com o objetivo de se obter respostas relacionadas a identificar junto ás empresas pesquisadas quais as os idiomas utilizados na comunicação formal e informal dentro das mesmas; determinar o nível de conhecimento e as habilidades mais utilizadas em línguas estrangeiras pelos colaboradores; detectar se as empresas investem na capacitação de seus colaboradores para a aquisição de conhecimento em uma língua estrangeira. Como resultado, detectou-se que os principais idiomas utilizados pelas empresas são o inglês e o espanhol e a habilidade mais utilizada é a fala. Constatou-se que a maioria das empresas investem financeiramente em cursos de capacitação para seus colaboradores para aquisição ou aprimoramento em língua estrangeira. A conclusão deste estudo apontou para o fato de que o conhecimento em língua estrangeira influi significativamente na empregabilidade de profissionais da área de marketing na indústria automobilística.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( 71 p.) : grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectIndustria automobilistica - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)pt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.titleA influência da língua estrangeira na empregabilidade do profissional de marketing na indústria automobilística da cidade de Curitiba e Região metropolitanapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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