A influência da língua estrangeira na empregabilidade do profissional de marketing na indústria automobilística da cidade de Curitiba e Região metropolitana
Resumo
Resumo : O objetivo deste estudo foi investigar se o conhecimento de uma língua estrangeira influi na empregabilidade de profissionais da área de marketing na indústria automobilística. O estudo restringiu-se às empresas de Curitiba e região Metropolitana vinculadas fabricação de autoveículos e que possuam em seu quadro de colaboradores profissionais da área de marketing. No desenvolvimento do trabalho destacou-se a língua estrangeira como diferencial competitivo profissional. Como encaminhamento metodológico, optou-se por trabalhar numa abordagem qualitativa de natureza interpretativa. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados a entrevista semi-estruturada com o objetivo de se obter respostas relacionadas a identificar junto ás empresas pesquisadas quais as os idiomas utilizados na comunicação formal e informal dentro das mesmas; determinar o nível de conhecimento e as habilidades mais utilizadas em línguas estrangeiras pelos colaboradores; detectar se as empresas investem na capacitação de seus colaboradores para a aquisição de conhecimento em uma língua estrangeira. Como resultado, detectou-se que os principais idiomas utilizados pelas empresas são o inglês e o espanhol e a habilidade mais utilizada é a fala. Constatou-se que a maioria das empresas investem financeiramente em cursos de capacitação para seus colaboradores para aquisição ou aprimoramento em língua estrangeira. A conclusão deste estudo apontou para o fato de que o conhecimento em língua estrangeira influi significativamente na empregabilidade de profissionais da área de marketing na indústria automobilística.
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- MBA em marketing [295]