O papel do Estado na implementação do ProJovem Campo : saberes da terra no Vale do Ribeira paranaense
Resumo
O presente estudo busca demonstrar os avanços ocorridos na Educação do Campo nas últimas décadas, destacando de que maneira ela está estruturada no Estado do Paraná e no Brasil e, sobretudo destaca que tais conquistas somente foram de fato concretizadas devido à luta dos mais diferentes grupos sociais espalhados por todo o território nacional. Toma como referência dois documentos oficiais, o primeiro o Projeto Político Pedagógico, ProJovem Campo, Saberes da Terra, do Ministério da Educação e o segundo, Diretrizes Curriculares da Educação do Campo, da Secretaria de Educação do Paraná. Com isto, se busca entender de que maneira ocorreu a divulgação do Programa Projovem Campo Saberes da Terra pelo estado do Paraná, mas em especial nos municípios de Doutor Ulisses e Cerro Azul que pertencem à região do Vale do Ribeira Paranaense. Objetiva saber o que levou tais cidades, que possuem a característica de serem agrícolas, a não fornecerem o Projovem para suas comunidades. Como conclusão, tem-se que o programa necessita ser melhor divulgado pelos órgãos públicos competentes para que realmente se concretize onde ele é necessário, e posteriormente assumido pelas escolas e localidades que mais se beneficiariam com esta proposta de ensino.
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